A Assembleia-Geral da Águas do Centro Litoral (AdCL) reuniu-se a 27 de março, num ambiente de grande expetativa e confiança, para avaliar os resultados do exercício de 2024. Os acionistas aprovaram por unanimidade as contas da empresa, que registou um resultado líquido de aproximadamente 4,4 milhões de euros. Foi também deliberada a distribuição de dividendos na ordem dos 1,9 milhões de euros.
O Conselho de Administração destacou com otimismo os progressos alcançados em 2024, bem como a implementação das ações previstas nas Orientações para o Desenvolvimento Estratégico (2023-2025) e a aprovação do Plano de Atividades e Orçamento 2024-2026.
Foi, também, um ano muito positivo, nomeadamente na sua dimensão operacional, nos processos transversais e no planeamento estratégico, conforme reiterado pelo acionista maioritário, a Águas de Portugal – SGPS, referindo que “é com muita confiança que se observa a consolidação da AdCL e o bom desempenho da Administração”.
Um dos grandes destaques do ano foi o volume de investimentos, que atingiu quase 16 milhões de euros. Entre os projetos concretizados estão a requalificação das captações e da ETA de Ribeira de Alge, responsável pelo abastecimento de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela, bem como a requalificação da ETA do Paúl, que fornece água a Leiria. O ano de 2024 marcou, também, a conclusão da conclusão das empreitadas de execução da Conduta Adutora até ao Açude/Ponte e Emissário do Setor Central I – Troço entre a Estação Nova e o Açude/Ponte; da renovação dos processos de arejamento nos reatores biológicos na ETAR de Ílhavo; da requalificação do Reservatório de Abastecimento de Sta. Clara e de construção do Reservatório de Vale de Cântaros, em Coimbra, entre outros.
Em termos financeiros, a AdCL apresentou um crescimento sólido em 2024. O volume de negócios aumentou para 56,77 milhões de euros, um crescimento superior a 5% face ao ano anterior. Os resultados operacionais subiram para 11,3 milhões de euros, face aos 10,3 milhões registados em 2023, e a empresa manteve um controlo rigoroso do endividamento, com um crescimento residual de apenas 1,3%.
No que toca à atividade operacional, a AdCL forneceu 30,4 milhões de metros cúbicos de água e tratou 70,5 milhões de metros cúbicos de águas residuais ao longo do ano de 2024. A empresa destacou ainda a redução do número de instalações em incumprimento ambiental, reforçando o seu compromisso com a proteção do ambiente, a saúde pública e a valorização dos recursos hídricos.