ASPEA representará Portugal na criação de portal transnacional de notícias contra desinformação
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) associa-se à “revistaxq”, para criar um portal de notícias, o projeto XQ.EUJOY. Cinco entidades de Portugal, Espanha e Itália uniram experiências no campo do jornalismo e da educação para criar este projeto, que conta com a participação da União Europeia e que procura aproximar o bom jornalismo e os jovens europeus.
O projeto procura contribuir para a geração de conteúdo online em formatos escritos, audiovisuais e interativos.
Numa altura em que os meios de comunicação social enfrentam desafios ao nível de uma diferente e diversa forma de divulgar e interpretar os dados, pretende-se capacitar estes jovens jornalistas no combate à desinformação ou notícias falsas.
Com foco geográfico em Espanha, Itália e Portugal, três países do sul da Europa com um défice qualitativo histórico na imprensa juvenil, comparativamente a outros países da UE, o objetivo é construir um portal europeu totalmente transnacional com correspondentes em todos os países.
Além do portal jornalístico, o XQEujoy inclui um programa de formação e estágio para futuros jornalistas, com o objetivo de lhes oferecer as competências necessárias para estabelecer uma ligação informativa com a sua geração.
O portal XQthenews.com destina-se a crianças, adolescentes e jovens, mas também a todas as pessoas que, por qualquer motivo, necessitam de informação mais acessível, mais fácil de compreender.
Para o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, este projeto pretende aproximar jovens jornalistas e estudantes de jornalismo aos temas ambientais, contribuindo para reforçar a aproximação das notícias aos jovens e, por outro lado, disponibilizar um conjunto de textos jornalísticos para serem trabalhados em contexto de aula com suporte a fixas de apoio às atividades nas diferentes áreas disciplinares. Neste sentido irão ser programadas ações de formação aos professores nestas temáticas.