A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) promove esta quarta-feira, dia 9 de março, pelas 14h30, uma sessão plenária sobre o tema “Floresta Modelo”, no âmbito do projeto Forest- Ed cofinanciado pelo programa Erasmus+. A sessão decorre em formato híbrido e será realizada a partir do Centro de Ciência Viva da Floresta de Proença- a-Nova, com transmissão em direto a partir da página de facebook e do canal de youtube da ASPEA.
De acordo com a ASPEA, este plenário apela à participação de todos os atores da floresta, desde o setor da gestão/conservação até ao setor económico e educativo, estando inserido no 3.º encontro de parceiros do projeto, contando com um grupo de técnicos especialistas de vários países europeus para debaterem e partilharem estratégias de conservação e de gestão da floresta mediterrânica.
A iniciativa é levada a cabo pela ASPEA, de cujo projeto é parceira e do qual também fazem parte várias entidades representativas vários países, sendo as seguintes: Rede nacional de Educação Ambiental GRAINE (França), Fundo de desenvolvimento regional da Macedónia Ocidental (Grécia), Fundação CESEFOR (Espanha) e a Floresta Modelo da bacia do rio Mirna (Croácia).
Tendo como foco central a difusão e a implementação da Floresta Modelo adaptada à região Mediterrânica, e colocando em debate as ameaças e os desafios que se fazem sentir na Floresta Mediterrânica, bem como as boas práticas de gestão florestal em curso em Portugal, conta com a preleção dos secretários da rede internacional e mediterrânica da Floresta Modelo, de representantes das associações da Floresta Modelo já instaladas na região mediterrânica e das associações em vias de implementação.
Estarão também representadas várias entidades portuguesas de vários setores que darão a conhecer as boas práticas de gestão florestal que implementam, e as dificuldades que enfrentam. Pretende-se, em última análise, avaliar as possibilidades e interesses dos vários atores da floresta portuguesa em integrar a rede mediterrânica da Floresta Modelo e reforçar sinergias. Este evento tem o apoio do município de Proença-a-Nova e do Centro de Ciência Viva da Floresta.
“Convidamos todos os interessados a participar, pois consideramos que esta será uma iniciativa de relevo para a comunidade escolar, organismos públicos, empresas, organizações não governamentais, agências de comunicação, educação informal e formal, desenvolvimento rural e instituições de turismo”, declara o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto.
Todas os interessados que queiram a assistir à sessão devem aceder aos canais das redes sociais da ASPEA.