O lingueirão é um bivalve marinho que vive enterrado na vasa do estuário. A sua apanha decorre durante a maré baixa ao longo de todo o ano, por mariscadores credenciados. Para capturá-lo, o mariscador deita sal fino no buraco do animal. Este sai e assim é facilmente capturado. O problema é que alguns mariscadores do lingueirão deixam as embalagens de plástico de sal vazias na beira-mar, sendo que cada mariscador utiliza, em média, cerca de 10 embalagens por maré. A grande tradição de captura do lingueirão ocorre na Sexta-Feira Santa e é por isso que a organização Ocean Alive realiza nessa sexta, 25 de março, no Estuário do Sado, uma campanha de sensibilização dos mariscadores para que não abandonem as embalagens de sal à beira-mar. Para isso a Ocean Alive faz uma chamada de voluntários para ajudarem na intervenção com os mariscadores e na recolha de embalagens abandonadas.
A campanha é baseada na interação direta com os mariscadores e na recolha e reciclagem de embalagens. Na sexta-feira os participantes irão sensibilizar os mariscadores para não deixarem na vasa as embalagens vazias. Como sugestão para o seu transporte, será entregue um saco reutilizável da Seaside. Serão recolhidas as embalagens que estão na beira-mar e na zona envolvente e guardadas em sacos grandes para facilitar o seu transporte.
Os sacos serão retirados do local pela C.M. de Setúbal e as embalagens serão recicladas em mobiliário urbano pela empresa Extruplas. O Jumbo de Setúbal apoia esta campanha colocando nas prateleiras de sal fino informação dirigida aos mariscadores. “Se actuarmos na próxima sexta-feira santa, conseguiremos evitar que centenas de embalagens de plástico sejam levadas pela maré para o mar”, comunicou a Ocean Alive em divulgação da campanha.
Para participar, os voluntários terão de estar inscritos na campanha. Para se inscrever: enviar uma mensagem para info@ocean-alive.org e devolver a ficha de voluntário preenchida. Os voluntários intervirão em equipas de 2 membros, na sensibilização e na recolha de embalagens.