O projeto MAPeAR – Mapeamento Ambiental Colaborativo da Qualidade do Ar e Ruído – é financiado pelo Fundo Ambiental e tem como objetivo a “promoção da literacia socioambiental”, na comunidade escolar, sobre os “impactos do ruído e da poluição do ar” nos metabolismos “urbano” e “humano”. E cuja mitigação e eliminação estão diretamente associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (3) “Saúde de qualidade” e (11) “Cidades e comunidades sustentáveis”, refere em comunicado a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
A campanha de monitorização do projeto MAPEAR decorreu nos meses de outubro e novembro, onde foram feitas medições da qualidade do ar e do ruído.
A partir dos dados recolhidos, a ASPEA criou uma plataforma WebSig, que incorpora seis dashboards, que contemplam dois tipos de medições:
- Medições contínuas de concentração de partículas PM2.5 e PM10, feitas por dispositivos de monitorização fixos nas escolas e núcleos regionais da ASPEA;
- Medições de concentração de partículas e intensidade de ruído efetuadas em diferentes pontos de um percurso pré definido.
Os dashboards estão disponíveis para consulta pública através dos seguintes links: