A Câmara Municipal de Torres Vedras organiza a Semana do Ambiente, de 3 a 9 de junho, contando com um programa cheio de ações de sensibilização para a importância do Ambiente e da Sustentabilidade, em prol do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra esta quarta-feira, dia 5.
A iniciativa pretende assim sensibilizar para a importância da conservação da biodiversidade, dar a conhecer os valores naturais da região de Torres Vedras, promover a literacia do Oceano e fomentar a adoção de comportamentos sustentáveis.
Das ações destinadas ao público não escolar, saliente-se o conjunto das que terão lugar no dia 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos): o Colóquio “Capital Azul | Liderança local para o desenvolvimento sustentável”, que se realizará pelas 15h00, na praia Centro de Santa Cruz (junto ao apoio de praia Búzios), e no qual serão apresentados testemunhos por parte de cidadãos que se destacam ao nível da preservação dos ecossistemas naturais do concelho de Torres Vedras; os flashmobs “O mar precisa de líderes”, que decorrerão das 10h às 15h, nas praias do concelho de Torres Vedras integradas no programa Bandeira Azul (Praia da Foz do Sizandro, Praia Azul, Praia Formosa, Praia de Santa. Helena, Praia Centro, Praia da Física, Praia do Pisão, Praia do Navio, Praia de Santa Rita-Sul, Praia de Santa Rita-Norte e Praia de Porto Novo), os quais serão liderados por alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, e terão o objetivo de alertar os banhistas para a necessidade de se contribuir para a preservação dos recursos naturais; e o espetáculo Perdidos, mas pouco, que será apresentado pelas 21h, na Praça 25 de Abril, em Torres Vedras, por A Bolha, o qual pretende levar a refletir sobre questões ambientais e a sensibilizar para a proteção da Casa Comum.
A próxima edição do Torres Vedras Night Run é outra das ações integradas no programa da Semana do Ambiente dirigidas ao público em geral. Assim, no dia 5 de junho, o itinerário do Nigh Run passará por zonas verdes urbanas de Torres Vedras, como o Parque Verde da Várzea, o Parque do Choupal e o Parque Verde da Vala dos Amiais, estando previsto a oferta aos participantes de sementes de plantas aromáticas (as quais são especialmente utilizadas para atraírem insetos polinizadores nas hortas e apresentam inúmeros benefícios para a saúde quando incluídos com regularidade na alimentação). Recorde-se que o Torres Vedras Night Run é uma atividade de desporto informal organizada pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a parceria de um conjunto de entidades que se realiza às quartas-feiras à noite, proporcionando corridas ou caminhadas de uma hora. A sua próxima edição realizar-se-á a partir das 21h, tendo como ponto de concentração a Praça Machado Santos, em Torres Vedras.
De referir ainda, das ações da Semana do Ambiente, a exposição 3 Tempos, que estará patente no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras de 7 de junho a 30 de agosto. Trata-se de uma mostra que reúne um conjunto de desenhos executados por alunos do ensino secundário do curso de Arte da Escola Secundária Henriques Nogueira que se constituem como registos visuais e cronológicos em 3 tempos: outono, inverno e primavera. Esses trabalhos resultam de um projeto que teve no seu âmago uma experiência afetiva do lugar que é o Parque Verde da Várzea, feita através da observação individual de uma árvore, escolhida por cada um dos alunos participantes, e representada em diferentes materiais riscadores, no decorrer de três estações do ano. Refira-se também que os trabalhos de 3 Tempos foram elaborados no âmbito de uma atividade de continuidade promovida pelo serviço educativo da Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, dirigida a turmas de Arte do ensino secundário, denominada “As árvores são os braços que seguram o céu”. A exposição 3 Tempos é inaugurada no dia 7 de junho, pelas 11h30.