A Câmara Municipal de Arraiolos, no âmbito do projeto – Concelho de Arraiolos + Limpo – reabilitou, com a intervenção artística de José Gandaia, vários vidrões que colocou nas diversas localidades do concelho. A temática inspiradora é o património e a tradição musical de cada freguesia. O projeto “Arraiolos + Limpo” tem, entre outros, o objetivo de sensibilizar a população para a importância da recolha seletiva dos resíduos urbanos.
A Câmara Municipal de Arraiolos tem vindo a dedicar a sua atenção a este projeto com a dinamização de diferentes iniciativas, assentes no objetivo de fazer uma gestão correta dos resíduos urbanos, para um planeta com mais e melhor futuro.
A autarquia considera que o projeto tem permitido aumentar a recolha seletiva de resíduos urbanos – vidro – papel – embalagens – sendo que o incremento de boas práticas na defesa do meio ambiente, são determinantes enquanto contributo para a sustentabilidade ambiental.
Neste contexto promove, junto dos estabelecimentos de ensino do concelho, visitas ao centro de triagem e às instalações da GESAMB em Évora. Com esta iniciativa pretende-se sensibilizar os mais pequenos para a necessidade de uma gestão cuidada dos resíduos urbanos, nomeadamente, a correta separação e reciclagem dos mesmos. Mais de 380 alunos, professores e funcionários deste agrupamento que visitaram as instalações sentiram-se surpreendidos com o que viram, ouviram e sentiram.
Esta articulação da Câmara Municipal de Arraiolos com o Agrupamento de Escolas de Arraiolos foi realizada no âmbito da parceria do programa Eco-Escolas, através do qual, se vai também lançar um desafio às famílias e que pretende fomentar a consciência para uma educação ambiental de todos.
O ponto chave deste desafio será (Re)pensarmos os nossos gestos, (Re)criarmos as nossas opiniões e (Re)ciclarmos o que não nos faz mais falta. Porque o importante é todos fazermos o Concelho Arraiolos + limpo.
No âmbito da recolha de resíduos e melhoria da limpeza urbana assumem igual importância a tomada de medidas para recolha de monos e resíduos verdes, integrados no projeto “Concelho+Limpo” e na participação de ações de sensibilização ambiental.
*Este artigo foi publicado na edição 103 da Ambiente Magazine.