Desenvolver soluções inteligentes de eficiência energética, assentes numa gestão otimizada dos recursos e dos custos operacionais para a área da Iluminação, com o intuito de contribuir para agregados urbanos sustentáveis é a grande missão da Arquiled.
Reconhecida no mercado por fabricar e desenvolver soluções de iluminação LED inteligente na vertente de iluminação pública, onde disponibiliza soluções sustentáveis e energeticamente eficientes, a Arquiled opera maioritariamente em Portugal, mas marca presença em vários países como o Brasil, Colômbia, Espanha e Itália.
A especialização na iluminação pública por LED é grande fator diferenciador da empresa. Desde cedo, perceberam que um projeto moderno de iluminação deve ter em conta fatores de rentabilidade de investimento e de redução de custos operacionais. Foi precisamente por essa razão que a Arquiled foi pioneira, em Portugal, a introduzir na área da iluminação o modelo de LasS (Lighting as a Service). Trata-se de um modelo em que a iluminação é subscrita como um serviço, sem qualquer custo inicial para o cliente, e dos primeiros a adotar modelos de operação assentes na eficiência energética, através do modelo ESE (Empresas de Serviços Energéticos). Ao mesmo tempo, a empresa continua a inovar na componente tecnológica, desenvolvendo luminárias inteligentes, conectadas em redes IoT (Internet of Things) e geridas por sistemas de controlo. Estes sistemas visam otimizar, ainda mais, a eficiência energética, mas também criar plataformas de gestão da infraestrutura de iluminação duma cidade ou região, facilitando o desenvolvimento de Smart Cities.
A par dos serviços de projetos de iluminação, LaaS e apoio a estudos ESE, a empresa continua a inovar em soluções de conectividade IoT, dotando as luminárias de comunicações, sensores e sistemas de gestão, que permitem gerir remotamente a infraestrutura de iluminação pública.
Mais recentemente têm vindo a apostar num outro tipo de soluções, como um sistema de controlo e monitorização de distanciamento social para espaços exteriores (jardins ou recintos de festivais), que faz a análise dos fluxos de movimentação, duração, permanência e distanciamento de pessoas. Esta solução surgiu no contexto do combate à Covid-19. Tal como, a linha de produtos HIGYA, dispositivos de desinfeção de espaços e superfícies, baseados em LED UV-C de 265 nm, que através da sua ação germicida, eliminam até 99,95% da carga viral do SARS-CoV-2. E porque a inovação está no ADN da Arquiled, a empresa está também a preparar um conjunto de soluções para as cidades que serão apresentadas num futuro próximo.
Smart Cities
Desde muito cedo que a área das “Smar Cities” ocupa um lugar de destaque no portfólio da Arquiled. Em 2011, a empresa participou no projeto Évora InovCity, que é considerada a primeira Smart City portuguesa. Desenvolveu um módulo LED com tecnologia inteligente e comunicação de rede, para substituir a tecnologia convencional das lanternas históricas. Este sistema inteligente, o primeiro desenvolvido em Portugal na área da gestão da iluminação pública, foi implementado em 44 candeeiros antigos, conjuntamente com um sistema de controlo, gestão e monitorização avançado.
Outro projeto pioneiro é o “Tomar Smart Human City”, que envolveu a totalidade do concelho (Tomar), com 14 mil luminárias LED conectadas por LoRaWAN®, que podem ser reguladas ponto a ponto, com gestão centralizada em plataforma IoT e Inteligência Artificial.
Atualmente a Arquiled tem mais de 40 mil luminárias inteligentes no terreno que, além de funcionalidades avançadas, permitem uma redução de consumo superior a uma luminária de LED tradicional.