Arouca Geopark dinamizou ações em prol da natureza
Os quatro voluntários do projeto “A voz da floresta do Arouca Geopark” dinamizaram, durante quinze dias consecutivos, ações de sensibilização e de conservação na área do vale do Paiva (Odivelas) e do planalto da serra da Freita.
A enxada e a foucinha foram ferramentas utilizadas que permitiram o início da construção de um charco, na área de Cabanas Longas, e o corte de fetos numa plantação de carvalhos no Merujal. No Paiva, os visitantes e turistas enriqueceram o seu conhecimento, ao serem convidados a parar, observar e compreender a importância dos insetos, das rãs e dos cágados.
Citada em comunicado, Margarida Belém, presidente da Direção da AGA – Associação Geoparque Arouca, refere que “com este programa de voluntariado, estamos a envolver os cidadãos, demonstrando-lhes que a floresta é, simultaneamente, um recurso fundamental para gerar riqueza e sustentabilidade”.
Esta ação de voluntariado, promovida e dinamizada pela AGA, decorreu de 17 a 31 de julho, no âmbito da ação de longa duração “Voluntariado Jovem na Floresta – Juventude Ativa”, ao abrigo do Programa Agora Nós – Jovens Voluntários/as, promovido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.