A Águas do Centro Litoral (AdCL) associou-se, nesta época balnear, à Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e aos Municípios de Arganil, Cantanhede, Góis e Lousã para participar na tradicional cerimónia de hastear das bandeiras Azul e Praia Acessível. Este ano, os encontros foram marcados pela chegada de uma nova bandeira nas praias fluviais destes concelhos: a insígnia ColorAdd.
A ocasião ganhou contornos ainda mais especiais considerando que estas foram as “primeiras praias fluviais portugueses a merecer a implementação do projeto ColorAdd”, que se traduz na “aplicação de um sistema de símbolos de identificação de cores para daltónicos nas bandeiras”, explica a AdCL, num comunicado.
Este selo de “qualidade e acessibilidade” é sinalizado nas entradas das praias, onde se poderá encontrar a bandeira institucional do projeto. Os equipamentos ColorAdd – bandeiras e autocolantes para Ecopontos – foram oferecidos pela Águas do Centro Litoral aos cinco municípios que aceitaram o desafio da AdCL e aderiram também a este projeto.
Estes municípios, Arganil, Cantanhede (que tem implementado o código ColorAdd desde 2018), Góis, Lousã e Marinha Grande associaram-se a este projeto, posicionando as suas praias como espaços mais acessíveis e inclusivos, num total de 18 praias onde foi implementado o sistema de identificação de cores para daltónicos ColorAdd, refere o mesmo comunicado.
Praia de Pomares é exemplo de inclusão social
A cerimónia desta terça-feira, na Praia Fluvial de Pomares, contou com a presença de Alexandre Oliveira Tavares, presidente do Conselho de Administração da AdCL, que aproveitou a ocasião para enfatizar o impacto do projeto ColorAdd “no combate à exclusão social e o seu papel na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária”.
“É um orgulho para o Município receber estas distinções que revalidam a qualidade destas praias e que fazem do nosso território um destino turístico de excelência”, afirmou Luís Miguel Campos Almeida, vereador da Câmara Municipal de Arganil, realçando o trabalho realizado pelo presidente da Junta de Freguesia de Pomares, Amândio Fernandes Dinis, também ele presente na cerimónia.
A ColorAdd também esteve presente na cerimónia, fazendo-se representar por Clara Pinto, diretora de parcerias. No encontro, a responsável exaltou o esforço de cooperação estabelecido entre a AdCL, lê-se no mesmo comunicado.
Góis e Lousã tornam-se “Concelho ColorAdd”
Na quarta-feira, 6 de julho de 2022, Góis e Lousã também hastearam as suas bandeiras. A AdCL deslocou-se à Praia da Sr.a da Piedade, no concelho da Lousã, para participar na sessão de hasteamento da Bandeira Azul e Acessível, bem como a Bandeira ColorAdd. Durante a sessão, que contou com a presença de Helena Correia, presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, João Santos, Vereador do Município da Lousã, frisou a sua “grande satisfação” com a valorização das praias do concelho, cada vez mais acessíveis ao público:“A Autarquia continuará a realizar esforços para que estes espaços reúnam todas as condições para os banhistas”.
Já Lisete Oliveira, coordenadora da Comunicação e Educação Ambiental da AdCL, destacou os benefícios práticos que a implementação do projeto ColorAdd terá na vida da comunidade, em particular das pessoas que sofrem de daltonismo: “Infelizmente, esta é uma realidade menos abordada do que deveria ser. Importa realçar que, em média, 1 em cada 10 homens, é daltónico. É bem mais comum do que imaginamos”.
Neste dia, no concelho da Lousã, foram ainda hasteadas as bandeiras de qualidade e acessibilidade na Praia da Sr.a da Graça e na Praia da Bogueira.
Como se define o código ColorAdd?
O código universal de cores para daltónicos apoia-se nas cores primárias como ponto de partida (ciano, magenta e amarelo), às quais foram acrescentadas o preto e o branco. Para cada uma destas cinco cores foi criado uma forma geométrica básica. A conjugação destes símbolos básicos permite representar simbolicamente todas as cores existentes.
A ação traduz-se na instalação de autocolantes com os símbolos ColorAdd nos ecopontos espalhados pelas praias enquadradas no projeto. Os pontos de recolha de lixo contarão, a partir de agora, com o código de identificação de cores, permitindo que daltónicos consigam realizar a separação de resíduos.
Os símbolos foram, ainda, colocados nas bandeiras convencionais que sinalizam as condições do mar e rios portugueses. Dessa forma, a identificação da bandeira hasteada em cada momento será efetiva junto da população daltónica.
Com esta parceria, a AdCL contribuirá para o cumprimento da Estratégia Nacional para a Inclusão de Pessoas com Deficiência assumida pelo Governo português que se propõe a que, em 2024, todas as praias nacionais contem com um sistema de identificação de cores para daltónicos. Este ano, o objetivo passa por atingir uma taxa de 52% nesta matéria.