O Projeto ENERJ – Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, cofinanciado pelo Programa INTERREG MED 2014-2020 tem como principais objetivos aumentar e melhorar a coordenação e o desempenho dos Planos de Ação para a Energia Sustentável e de outros planos energéticos no que diz respeito à consecução dos objetivos europeus e nacionais em matéria de eficiência energética, defendendo que, para alcançar efeitos tangíveis em relação à eficiência energética em edifícios públicos, as políticas e ações precisam ser coordenadas e adaptadas às necessidades territoriais.
Coordenado pela Anatoliki S.A. – Agência de Desenvolvimento das Autoridades Locais de Salónica, conta com mais 10 parceiros provenientes de Itália, Chipre, Espanha, Malta, Croácia, Eslovénia, Albânia e Portugal, de entre os quais a AREANATejo e a CIMAA, que se encontram a implementar as suas ações na região Alto Alentejo.
No seu âmbito, foi desenvolvida uma plataforma/base de dados agregadora dos dados provenientes das medidas de eficiência energética adotadas pelos Municípios no âmbito dos PAES ou outros Planos Energéticos Locais (https://enerj.interreg-med.eu/newsevents/news/detail/actualites/enerj-web-platform/), bem como desenvolvido um Guia de Ações Conjuntas para a Eficiência Energética, que define uma metodologia comum para testar ações conjuntas.
A Conferência Final do Projeto ENERJ teve lugar no passado dia 11 de setembro, em Salónica (Grécia), tendo reunido os parceiros deste projeto e um grupo de peritos nacionais e internacionais, com o objetivo de rever os resultados obtidos e proporcionar uma perspetiva mais abrangente relativamente à transformação energética no Mediterrâneo.
Em Portugal, a AREANATejo dinamizou igualmente a Conferência Final a nível local, dia 12 de setembro, em conjunto com outro projeto INTERREG MED: STEPPING – Apoio à Implementação de Contratos de Performance de Energia. Tendo contado com cerca de 20 participantes, teve o seu enfoque nos principais resultados e produtos destes dois projetos, abordando igualmente questões como a pobreza energética em Portugal e a eficiência energética em IPPS. Já na Mesa Redonda subordinada ao tema «Sustentabilidade Energética no Alto Alentejo – Testemunhos», foram abordados temas como a Central Fotovoltaica dos Tendeiros, em Castelo de Vide (por parte do Município de Castelo de Vide), o aproveitamento hidráulico de fins múltiplos da Barragem do Pisão (por parte do Município do Crato), e apresentado o caso de sucesso da BeOn Energy, uma empresa sedeada em Ponte de Sor que desenvolve painéis solares que se podem ligar a uma tomada elétrica como um qualquer outro eletrodoméstico.
Atualmente, no âmbito do Projeto ENERJ, a AREANATejo irá dinamizar quatro sessões de formação, dirigidas essencialmente ao corpo técnico dos Municípios, Comunidades Intermunicipais e demais entidades de referência nas áreas de energia, ambiente, eficiência energética e gestão de edifícios, dotando os participantes de conhecimentos e ferramentas que permitem um correto e eficaz planeamento de ações conjuntas para a eficiência energética em edifícios públicos, numa abordagem conjunta de planeamento estratégico.
Estas decorrerão nos seguintes dias e locais:
– Dia 4 de outubro – Portalegre (instalações da AREANATejo)
– Dia 7 de outubro – Évora (instalações da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central)
– Dia 15 de outubro – Santarém (instalações da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo)
– Dia 18 de outubro – Belmonte (instalações da ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior)
Inscrições através do e-mail info@areanatejo.pt ou do telefone 245 309 084.