A Fundação Oceano Azul, o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR), o Município de Albufeira, o Município de Lagoa e o Município de Silves, congratularam o Governo pela aprovação em Conselho de Ministros do Ato de Classificação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado, a primeira Área Marinha Protegida do país a ser criada em Portugal continental, no século XXI.
A proposta para a criação desta área marinha protegida consiste na área marinha da costa de Albufeira, Lagoa e Silves, com aproximadamente 156 km2, e foi apresentada ao Governo em 2021, pela Fundação Oceano Azul e pelo CCMAR. Esta Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário (AMPIC) contou com o envolvimento ativo dos municípios de Albufeira, Lagoa e Silves, para além de associações de pescadores locais, indústria hoteleira, empresas marítimo-turísticas e organizações não-governamentais, e resulta de um processo participativo que envolveu cerca de 80 entidades.,
O interesse na criação desta AMP foi logo reconhecido, em julho 2021 e por unanimidade, no Parlamento português, através de Resolução da Assembleia da República. Este é, portanto, um passo decisivo para proteger valores e para criar condições para uma economia sustentável.
Torna-se agora necessário avançar com o desenvolvimento do Programa Especial para ordenar as atividades, a identificação e implementação de medidas compensatórias para atividades económicas que sejam afetadas pela criação da AMP, bem como com medidas de valorização dos produtos e da cultura destes territórios, acreditam as entidades envolvidas.