Arcos de Valdevez expande rede de Ecovias num investimento de mais de 500 mil euros
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez já aprovou a abertura de procedimento concursal para a obra de “Expansão da Rede de Ecovias do Alto Minho – Ecovia de Paçô a Ermelo”, num investimento de 575 mil euros.
Com esta obra o Município pretende a execução dos trabalhos de uma Ecovia de carácter turístico com uma extensão aproximada de 18 km, que se desenvolverá em três troços. O primeiro troço fará a ligação de Paçô (Prova) até São Jorge (Senra), prevendo-se a abertura do traçado e construção da ecovia; o segundo troço, consagra a ligação de São Jorge (Senra) a São Jorge (Barreiro) e prevê a beneficiação e reabilitação do traçado; e, o terceiro troço, a ligação de São Jorge (Barreiro) a Ermelo (Ponte romana, junto ao Mosteiro de Ermelo), estando previsto o melhoramento do traçado.
Desenvolvendo-se ao longo da margem direita do Rio Lima, este novo troço permitirá “dar continuidade à Rede de Ecovias já executadas no concelho de Arcos de Valdevez, melhorando, o conforto e a segurança dos utilizadores, assim como o incremento da fruição e lazer ao longo do Rio Lima”, lê-se numa nota divulgada à imprensa.
Para além disso, irá “aumentar o potencial turístico do concelho, habitualmente, procurado por milhares de turistas”, destaca.
A Autarquia acredita que esta expansão será mais um motivo de visita ao concelho e que irá permitir dinamizar o turismo e beneficiar os outros setores económicos, criando riqueza e rendimento, bem como estimular a fixação e a atração de pessoas e investimento.