As infraestruturas de abastecimento de água e saneamento construídas em Portugal, até hoje, representam um investimento acumulado superior a 10 mil milhões de euros. De acordo com os dados provisórios do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal | 2015, publicado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, quase metade dos operadores de infraestruturas de abastecimento de água e saneamento em Portugal não conhece devidamente as infraestruturas que opera e não aplica práticas que assegurem a sua sustentabilidade. Para divulgar as boas práticas já existentes e partilhar experiências, a AQUASIS promove no dia 6 de maio, amanhã, o IV Fórum tendo como tema “Produtividade das Infraestruturas – Conhecer para Gerir Melhor”, que se realizará no auditório principal do LNEC, em Lisboa.
Esperando reunir mais de 400 profissionais do setor das águas, o evento conta com a participação do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, do especialista holandês em planeamento urbano e smart cities, Govert Geldof, e ainda do Presidente da ERSAR, Orlando Borges.
Reconhecida pelo seu pioneirismo no desenvolvimento de soluções SIG (Sistemas de Informação Geográfica) aplicadas aos setores da água e resíduos, a AQUASIS é a empresa do Grupo Águas de Portugal (AdP) responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de informação de apoio à gestão do ciclo urbano da água.
EMARP investe na melhoria contínua da gestão de resíduos com novas ilhas ecológicas
A EMARP colocou em funcionamento quatro novas ilhas ecológicas em Portimão e na Mexilhoeira Grande. Adicionalmente, as ilhas já existentes...