Aquapor e GS Inima juntam-se para construir dessalinizadora no Algarve

A Aquapor anunciou a formação de uma joint venture com grupo espanhol GS Inima, para a participação no concurso de construção da Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve.

“É com grande orgulho que anunciamos esta parceria, que permite à Aquapor aliar o seu conhecimento e expertise ao know-how e à vasta experiência da GS Inima na área da dessalinização em diferentes partes do globo. Estou convicto de que serão criadas importantes sinergias para o desenvolvimento de soluções eficientes e inovadoras, garantindo a melhor preservação dos recursos hídricos no Algarve”, afirma Carlos Rodrigues, Diretor Comercial da Aquapor.

Presente em mais de 10 países em todo o mundo, a GS Inima conta com mais de cinco décadas de experiência na construção de dessalinizadoras, tendo desenvolvido um portfólio de tecnologias baseadas na integração de projetos, poupança energética, redução de descargas e pegada de carbono. Em 2022, o seu projeto de dessalinização em Atacama, Chile, foi distinguido como a melhor dessalinizadora do mundo, ao abastecer 70% da população com um consumo de energia de 2,8 kWh/m3, um dos mais baixos do globo.

”A GS Inima tem um histórico de sucesso em dessalinização por osmose reversa com mais de 30 unidades de dessalinização construídas em todo o mundo, sendo esta tecnologia uma das mais sustentáveis e económicas da indústria. A criação desta nova joint venture confirma a visão partilhada entre a GS Inima e a Aquapor de abastecer a região do Algarve com água doce para consumo e fins industriais, bem como a nossa forte determinação em melhor servir o bem-estar das pessoas e o ambiente ecológico”, afirma Diego de Vera, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da GS Inima.

Lançado no passado mês de março, o concurso público internacional para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização na Região do Algarve, prevê uma capacidade inicial para a produção de 16 milhões de m3 por ano.