Em comunicado à imprensa, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) anunciou que viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda – AgriHub, destinado para futuras investigações, formações e projetos de inovação em parceria, com a participação de entidade públicas, de ensino superior, empresas e associações.
A nova infraestrutura ficará nas oficinas de mecanização agrária da antiga divisão de ensaios, na Tapada da Ajuda, em Lisboa. Está prevista uma modernização do espaço com aquisição de vários equipamentos para implementar um Hub Experimental com 46 postos de trabalho, e ainda uma nova oficina de realidade virtual e estúdios técnicos.
O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e vai reforçar a Rede de Inovação, prevista pela Agenda de Inovação 2030 – Terra Futura, do Ministério da Agricultura e Alimentação.
No novo polo serão conhecidas as recentes soluções na área da agricultura e será aberto aos agricultores, consultores, prestadores de serviço, produtores e autoridades públicas.