App H2O Quality da EPAL disponível em 10 idiomas
A aplicação H2O Quality da EPAL está disponível em dez idiomas oferecendo aos habitantes que vivem em Lisboa e aos turistas que visitam diariamente a cidade a possibilidade de conhecerem a água de qualidade que é servida e pela qual devem sempre optar.
De acordo com a EPAL, a aplicação – H2O Quality – foi lançada em julho de 2019 e posicionou Lisboa como a primeira cidade do mundo onde a transparência desta informação está acessível a todos.
A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente e estava disponível em português e inglês, apresenta-se agora em 10 idiomas, juntando-se o Ucraniano, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano, Árabe, Japonês e Mandarim , de forma a dar resposta à necessidade de melhorar a integração de habitantes de nacionalidade estrangeira e também dos turistas que visitam Lisboa diariamente.
A qualquer momento e onde quer que esteja, o utilizador pode aceder ao H2O Quality e conhecer a qualidade da água que está a ser distribuída nesse local específico, com informação sobre os parâmetros, nomeadamente, cálcio, magnésio, cloro, cor, dureza, pH, entre outros, que poderá consultar em pormenor, visualizando os resultados e valores paramétricos.
A aplicação também ajuda o utilizador a encontrar o caminho até ao bebedouro mais próximo. Isto porque, no ano em que Lisboa recebeu o galardão de Capital Verde Europeia 2020 nasceu o ambicioso projeto “Bebedouros de Lisboa”, projeto que visa dotar a capital de uma rede de bebedouros mais modernos, inclusivos, com novas e modernas funcionalidades, e preocupações com os animais.
A EPAL lembra que, antes da mudança da lei que obriga hoje os estabelecimentos do setor da hotelaria, restauração e cafetaria a disponibilizarem aos seus clientes água da torneira, já era dinamizada a Campanha de consumo exclusivo de água da torneira, disponibilizando os seus jarros e garrafas de vidro a muitas entidades, em restaurantes e hotéis. É também nestes espaços que, através da App H2O Quality, é possível aceder, tal como nos bebedouros da cidade, aos resultados da qualidade da água da torneira.