Aplicação do Greenfest desafia utilizadores para a prática diária de hábitos de sustentabilidade
O Greenfest, o maior evento de sustentabilidade realizado em Portugal e que decorre entre 28 de setembro e 1 de outubro no Centro de Congressos do Estoril, está a lançar uma aplicação com um conceito inovador que desafia os utilizadores a melhorarem a sua pegada ecológica.
A nova aplicação, desenvolvida pela Bliss Applications do grupo WY, será uma das principais ferramentas de marketing do Greenfest. Para além de disponibilizar toda a informação sobre as muitas atividades que decorrem duramente os quatro dias do evento, vai incentivar a práticas mais sustentáveis, através de desafios e dicas para temas-chave como a poupança de água, a redução do uso de plástico, a reciclagem, turismo sustentável, uma alimentação mais “clean” – por exemplo, como comer peixe de forma sustentável –, entre outros.
A aplicação do Greenfest vai alertar para os excessos que cometemos e apelar à mudança. Mas vai sobretudo sugerir como se faz a transição para novos hábitos mais sustentáveis, com passos simples e facilmente praticáveis e partilháveis em família ou no trabalho, cumprindo assim o principal objetivo do Greenfest inscrito na assinatura “Sharing a Better World”.
O Greenfest conta receber 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias do evento para celebrar o que de melhor se faz nas vertentes social, ambiental e económica e a nova aplicação será um instrumento de comunicação fundamental com o público. Na 10.ª edição do Greenfest vão estar em destaque dois dos países com maior know-how na área da sustentabilidade em todo o mundo, a Holanda e a Suécia. Há várias atividades para famílias durante o fim de semana, quer nos espaços interiores como no exterior, sendo que pela primeira vez os expositores do Greenfest vão ocupar os jardins do Casino do Estoril, até à marginal e à Fiartil.
Os visitantes podem ainda realizar rastreios de saúde e inúmeras iniciativas na área de saúde e bem-estar, visitar um mercado de produtos biológicos, participar em showcookings, workshops de apicultura, compostagem, construção, tecelagem, artes e ofícios, eficiência energética, entre muitos outros, tendo também a possibilidade de testar automóveis elétricos e híbridos e fazer uma adoção responsável de animais.
Das várias conferências, destaque para a presença de Mattias Goldmann, CEO do Fores – Forum for Reforms, Entrepreneurship and Sustainability, na conferência inaugural, dia 28 de setembro, e para o evento Global Day do Green Destinations sobre turismo sustentável e para uma conferência sobre oceanos a propósito do Dia Mundial do Mar, que vai decorrer dia 28 da parte da tarde, e que conta com a participação do presidente da comissão executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha, e do diretor-geral da Direcção-Geral de Política do Mar, Fausto Brito e Abreu, entre outros.