No próximo dia 24 de setembro, a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) vai debater o tema sistema de depósito reembolsável partilhando a experiência portuguesa e britânica.
Desde agosto de 2021, os produtores, embaladores e fornecedores de embalagens não reutilizáveis são obrigados a gerir os resíduos pela via de um sistema (individual ou integrado) sujeito a licença/autorização, ou através de um Sistema de Depósito (SD). Este último tem como grande objetivo aumentar a taxa de captura e reciclagem de embalagens.
Segundo uma nota divulgada pela APESB, atualmente está em fase de conclusão a primeira fase do projeto-piloto para a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET cofinanciado pelo Fundo Ambiental. Foram instaladas já 23 máquinas de recolha automática em grandes superfícies comerciais de Portugal Continental.
De acordo com a APESB, no momento em que faltam apenas 3 meses para o alargamento do sistema de depósito às embalagens de vidro e metal, é importante avaliar as experiências piloto.
A sessão – “Sistema de Depósito e Reembolso | A experiência Britânica e Portuguesa” tem como o objetivo principal conhecer a experiência de Inglaterra nesta matéria e acrescentar valor ao processo de consulta e regulação em Portugal.
As inscrições já estão disponíveis aqui.