APEMETA realiza XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos já amanhã
A APEMETA (Associação Portuguesa De Empresas De Tecnologias Ambientais) regressa no mês de junho com mais uma edição do Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, organizado em parceria com a ESGRA (Associação para a Gestão de Resíduos) e com a Universidade Lusófona. No dia 20, no Auditório da Universidade Lusófona, em Lisboa, poderá encontrar uma oportunidade de se reunir com diversos agentes do setor dos resíduos, “com o objetivo de discutir desafios, soluções e partilhar experiências”, garante a organização.
Desde autoridades governamentais, a municípios, estudantes, docentes e empresas, “a presença de diversas entidades e a presença de um espaço de exposição enriquecem o evento”, onde será igualmente possível conhecer novas tecnologias, estabelecer parcerias e explorar a melhor ideia para um amanhã melhor.
A partir das 9h30 e até às 18 horas, e com um seguimento do Porto de Honra e a expectativa de atingir entre 120 a 150 participantes, este encontro será aberto pelo secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, ao lado do presidente da Direção da APEMETA, Carlos Iglézias, do presidente da ESGRA e diretor-geral dos Resíduos do Nordeste, Paulo Praça, e da diretora do Mestrado em Engenharia do Ambiente da Lusófona, Cândida Rocha.
O primeiro painel do dia “Uma Visão sobre o Setor” será também conduzido por Paulo Praça, juntando-se a ele Sílvia Ricardo, do Departamento de Resíduos da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), João Pedro Rodrigues do GIBB, Filipe Carneiro da Lipor, e ainda Maria Teresa Goulão, especialista em sustentabilidade.
Neste painel serão abordados tópicos como o papel da responsabilidade alargada do produtor, os desafios para a implementação de sistemas de gestão de novos fluxos e o papel dos aterros sanitários na gestão de resíduos.
O segundo painel “As Entidades Gestoras e o Desafio das Embalagens não declaradas” moderado por Rui Berkemeier, Diretor Adjunto da Zero apresentará as perspetivas de João Letras, diretor do Departamento de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde, de Susana Ferreira, diretora de Gestão de Resíduos do Electrão, e ainda de Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde.
Depois de almoço, realizar-se-á uma visita técnica aos stands na área de exposição, seguindo-se depois um painel dedicado ao “Estado da arte da Recolha de Biorresíduos”, cuja participação de Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente, e de Nuno Soares, presidente da Tratolixo, dará um contributo para seguir o exemplo. A eles juntam-se Carlos Rabaçal, presidente dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS), Maria José Sebastião da Amarsul, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, e Ricardo Henriques, responsável de Investimentos, Inovação, Estudos e Projetos da ERSUC.
Sob a moderação de Carmen Lima da CPADA (Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente), esta mesa-redonda focar-se-á nas potencialidades da recolha seletiva de biorresíduos, tais como o aproveitamento energético e a produção de composto.
O último painel do dia será moderado por Carla Velez da ESGRA e falará das “Oportunidades de Financiamento do Setor”, tanto com entidades regionais como nacionais. Assim, a esta conversa juntam-se Tiago Pereira (CCDR Alentejo) e Ana Catarina Pinheiro (Fundo Ambiental).
O XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos da APEMETA encerra com a intervenção da Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Diretivo da APA.