APEMETA lança Plataforma Ambiente Portugal com objetivo de fomentar sinergias entre empresas e entidades
A APEMETA acaba de anunciar que a Plataforma Ambiente Portugal já se encontra online. O espaço que foi criado pela APEMETA pretende ser uma “mostra de empresas e entidades que apostam na cooperação e na coopetição em matéria de Ambiente e conexas”. Desenvolvida no âmbito do Projeto AMBIPOR II esta plataforma quer fomentar sinergias de empresas e outras entidades portuguesas envolvidas e disponíveis para projetos de cooperação e coopetição em matérias de Ambiente e conexas. É um espaço online que divulga entidades e projetos assentes nestes conceitos. Registe a sua entidade e projetos de referência neste novo espaço online!
- O que é a Plataforma Ambiente Portugal?
É um espaço digital especialmente dirigido a utilizadores registados (empresários, técnicos de empresas e outras entidades, professores e investigadores, etc) que combina:
- um diretório de entidades que já são exemplos de cooperação e coopetição ou têm interesse em iniciar projetos assentes nestes conceitos, nomeadamente aqueles focados e estimulados pela Plataforma;
- um repositório de projetos concretos de cooperação e coopetição, com foco nas temáticas e interesses estimulados pela Plataforma;
- a possibilidade de fazer pesquisas detalhadas de entidades e projetos com base em diferentes critérios (características das entidades, temáticas e interesses dos projetos, etc)
- eventos, notícias e publicações relevantes para os utilizadores e entidades que integram esta plataforma.
É, assim, um espaço de divulgação de casos de sucesso e também de busca e estímulo a novos consórcios, novas associações, sinergias, investigação e inovação.
- Quais as temáticas de Cooperação e Coopetição focadas na Plataforma Ambiente Portugal?
As temáticas (transversais a entidades e projetos) são:
- Alterações climáticas
- Descarbonização da economia
- Economia azul
- Economia circular
- Materiais
- Sensibilização ambiental
- Sustentabilidade
- Quais os interesses de Cooperação e Coopetição estimulados pela Plataforma Ambiente Portugal?
Os interesses (transversais a entidades e projetos) são:
- Tecnologias/serviços ambientais
- Desenvolvimento de produtos/serviços
- Internacionalização
- Investigação & desenvolvimento
- Normalização
- Projetos internacionais
- Projetos nacionais
- Que tipo de entidades podem ser encontradas/registadas na Plataforma?
A Plataforma Ambiente Portugal combina empresas públicas, empresas privadas, associações, entidades do sistema científico nacional e entidades da administração pública central, regional e local, etc.
- Quais os setores das entidades presentes/a registar na Plataforma?
Entidades que trabalham “em ambiente” ou “com o ambiente”, ou seja, que:
- trabalham no setor ambiental ou
- trabalham em temáticas ambientais noutros setores ou
- iii) trabalham noutros setores conexos, imprescindíveis ao funcionamento dos anteriores
São exemplos os setores Agrícola, Água, Alimentar, Ar, Arquitetura, Cimento, Comunicação (media, publicidade, etc), Design, Digital/tecnologias informação, Energia, Ensino, Extrativo, Financeiro, Florestal, Imobiliário, Investigação & desenvolvimento, Marítimo, Materiais e construção, Metalomecânica, Papel, Pecuário, Química, Resíduos, Retalho, Ruído & vibrações, Saúde, Segurança/riscos, Seguros, Sociedades de advogados, Solos, Textil/Vestuário/Calçado, Transportes, Turismo, Vidreiro/cerâmico entre outros.
- Quais as áreas de atividade das entidades presentes/a registar na Plataforma?
A Plataforma combina entidades focadas nas áreas de Análises, Auditoria, Certificação, Comércio de soluções, Consultoria, Economia circular, Eficiência energética, Energias renováveis, Fabrico de tecnologia/equipamentos, Financiamento, Formação, Instalação, Investigação in situ, Moldes, Operação & manutenção, Projeto, Qualidade, Reciclagem, Remediação, Software, Sustentabilidade, Tratamento, Utilities entre outros.
- Que tipos de projetos podem ser encontrados/adicionados à Plataforma?
Projetos de cooperação que envolvam uma ou mais entidades, privados ou com financiamento ou co-financiamento público, em curso, já terminados ou pendentes.
Podem ser parcerias colaborativas formais (ex: projeto do Fundo Ambiental) ou mais informais (ex: parcerias para a Internacionalização de entidades com diferentes competências).
Projetos com entidades nacionais ou internacionais (de momento a plataforma está apenas disponível em PT, focada em acolher sobretudo entidades nacionais, no entanto os conteúdos podem ser expostos em PT/EN)
Os projetos podem ser tornados totalmente públicos, visíveis apenas a utilizadores registados ou visíveis apenas a utilizadores membros de equipas de entidades.
Tendo em vista os interesses e temáticas de cooperação e coopetição focados na Plataforma Ambiente Portugal podem ser Projetos focados em:
- Tecnologias/serviços ambientais,
- Desenvolvimento de produtos/serviços,
- Internacionalização,
- Investigação & desenvolvimento ou
- Normalização
em temáticas centrais ou conexas a temas como Alterações climáticas, Descarbonização da economia, Economia azul, Economia circular, Materiais, Sensibilização ambiental ou Sustentabilidade.
- Como funciona a Plataforma Ambiente Portugal?
Qualquer interessado poderá registar-se rapidamente (5’) como utilizador bastando para tal preencher o formulário e fornecer um contato eletrónico válido. Após registo, os utilizadores poderão adicionar a(s) sua(s) entidade(s) ou associar-se como membros de entidades já existentes na plataforma. A partir daí poderão adicionar projetos.
Todos os utilizadores registados podem usufruir das ferramentas da plataforma como a possibilidade de fazer pesquisas aplicando filtros, ou descarregar os conteúdos disponibilizados.