A APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais vai realizar, no próximo dia 15 de março, um seminário dedicado à Gestão de Resíduos urbanos e Industriais. O evento terá lugar na Fundação Cidade Lisboa, no Campo Grande, a partir das 9H30.
O seminário irá juntar os diferentes intervenientes do setor, dando a conhecer os novos desafios e soluções para a gestão dos resíduos urbanos e industriais.
Na sessão de abertura está já confirmada a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, bem como do presidente da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lancasta, e do presidente da APEMETA, Carlos Iglézias.
Da parte da manhã estarão em debate, na área dos Resíduos Urbanos, os Planos de Ação das Entidades Gestoras para o Cumprimento do PERSU 2020, e o Decreto-Lei Nº 48/2015 que diz respeito à Gestão de Embalagens e Resíduos de Embalagens. Também a Economia Circular e o novo pacote de medidas estarão em cima da mesa, com o Diretor do Departamento de Gestão de Resíduos da Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Lipor, com Diana Nicolau. A manhã termina com o Projeto Open Innovation, apresentado pelo Diretor de Marketing e Aderentes da SPV, Mário Raposo, seguido de um debate.
A parte da tarde é dedicada aos Resíduos Industriais, sendo que a EGEO fará uma apresentação sobre os Desafios e Oportunidades na gestão e valorização de Resíduos Industriais, seguindo-se a Egiamb, com Carlos Costa, a falar da Classificação de Resíduos Industriais e Critérios de Admissão em Aterro, e por fim a APA com um ponto de situação dos Aterros Industriais Não Perigosos. Depois de uma pausa, é lugar para Ana Sofia Vaz, da APA, abordar o Transporte e Eliminação dos Resíduos Contendo Amianto, seguindo a Batistas Reciclagem de Sucatas a falar sobre Reciclagem de Metais. Daqui passamos para a Reciclagem de Bateriais com José Teixeira, responsável de operação da Exide Technologies Recycling, e a Ambitevo abordará as perspetivas da Gestão de Lamas de ETAR.
O evento conta com o apoio da Amb3E, da SPV, da EGEO, da Ecodeal e da PMS, além da Sumol+Compal e da Central de Cervejas e Bebidas.