A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) distinguiu a EPAL na Cerimónia de Entrega de Prémios: 8ª Edição do Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade com quatro Menções Honrosas e, ainda, com o Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Estes galardões são fruto do trabalho desenvolvido pela EPAL que, desde 2016, arrecadou mais de 30 prémios/distinções de diferentes entidades e instituições independentes, pode ler-se num comunicado.
Na categoria “Comunidade” foi reconhecido o projeto “EPAL Liga-se a causas que têm de ser de todos”, que resulta de uma parceria pioneira com a FUNDAÇÃO LIGA, entidade que se dedica a habilitação de pessoas com condicionamentos físicos, sociais ou culturais através de programas e serviços em diversas áreas, nomeadamente, a Casa das Artes, onde os utentes desenvolvem trabalhos em barro e cerâmica. O desafio lançado foi a criação de bases para copos, em cerâmica, oferecidos às Entidades aderentes à campanha da EPAL para consumo exclusivo de água da rede pública, com temas alusivos aos oceanos, biodiversidade, flora e fauna.
O “Impacto das Redes Sociais” concorreu na categoria de “Comunicação” e recebeu uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido nestas plataformas, onde a empresa promove os projetos mais relevantes, através de campanhas específicas que sensibilizam a comunidade para a urgência da proteção do Ambiente e para a promoção e consumo da água da torneira, sendo que a EPAL é a entidade gestora em Portugal com mais seguidores, e internacionalmente, comparativamente, consegue ultrapassar empresas como a Thames Water, de Londres, a Eau de Paris, ou de Nova Iorque.
No âmbito dos ODS, a EPAL foi reconhecida no ODS 4 – Educação de Qualidade com a iniciativa “Parcerias com Organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA)”. Os vários projetos aqui desenvolvidos foram destinados à comunidade, a crianças e jovens a frequentar escolas integradas em municípios servidos pela EPAL e pela Águas do Vale do Tejo e aos filhos, netos e sobrinhos de Trabalhadores de ambas as empresas, assim como, à população em geral. Estas parcerias materializam-se em Protocolos de Cooperação Estratégica para o Aumento do Valor Ambiental da Empresa e Promoção da Sensibilização Ambiental, com a QUERCUS, GEOTA, LPN, ZERO e ABAE, constituindo um importante contributo para uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e sendo um exemplo já premiado pelo ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento organizado pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio na categoria Melhor Ação de Sustentabilidade com a iniciativa “Educar para a Proteção dos Ecossistemas e da Biodiversidade”, pela capacidade que a EPAL teve de trabalhar e desenvolver projetos de enorme valor ambiental com as quatros principais ONGAS do nosso País, atribuindo projetos diferentes e não conflituantes com cada uma delas, dentro daquilo que é a sua principal marca de atuação na comunidade.
Também o trabalho desenvolvido pela EPAL relativamente ao ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis com o projeto “Chefs Circulares – Água Circular por Natureza”, apoiado pelo Fundo Ambiental, foi reconhecido. O tema central deste projeto é o uso eficiente e o reaproveitamento de água e alimentos na utilização diária na casa das famílias portuguesas, no planeamento de compras semanais bem como na compra de produtos sazonais e a granel.
A culminar, a empresa foi galardoada com o “Grande Prémio de Estratégia de Responsabilidade Social e Sustentabilidade”, espelhando as 30 distinções e prémios arrecadados nos últimos 5 anos, e reconhecendo o trabalho que a EPAL tem encetado e que é fruto do empenho e dedicação de todos os Trabalhadores.