APDL assina auto de consignação com Inersel para obra no Cais de Leverinho em Gondomar
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e o empreiteiro Inersel assinaram, o auto de consignação para a execução do projeto na Zona Portuária do Leverinho. A obra resulta de um investimento de 1,6 milhões de euros por parte da APDL e tem como objetivo a criação de condições para a instalação de 4 novos postos de amarração para operações logísticas de navios tipo hotel.
A obra no Cais do Leverinho, que tem como principal objetivo criar as condições para a instalação de 4 novos postos de amarração para operações logísticas de navios tipo hotel, é resultado do protocolo de cooperação assinado entre a APDL e o Município de Gondomar, cujo presidente, Marco Martins, também marcou presença na cerimónia de assinatura do auto de consignação.
O projeto contempla a execução da retenção marginal e respetiva proteção com enrocamento; a execução do arruamento e respetivo arranjo exterior; a rede de abastecimento de água e incêndio; a rede de drenagem de águas residuais e pluviais; as instalações elétricas e iluminação pública; e a instalação de sensores ambientais. A obra vai também contribuir para a regularização das margens do Douro e para a contenção da erosão costeira.
“A zona portuária do Leverinho é essencial para o bom funcionamento da Via Navegável
do Douro. É um local privilegiado e apetecível para os operadores turísticos e trará, de certo, fortes resultados para o turismo fluvial”, afirma a APDL.
Recorde-se que este é um dos muitos investimentos já efetuados e em curso pelo “Douro Inland Waterway 2020”, projeto orçado em 76,3 milhões de euros que pretende melhorar as condições de segurança e os sistemas de comunicação e de informação, corrigir os constrangimentos no canal e nas eclusas de navegação, e criar condições para que mais empresas possam usar o Douro como meio de transporte.