APDA leva debate de gestão das perdas de água e o papel dos contadores a Castelo Branco
A Comissão Técnica de Normalização da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas promove, no próximo dia 29 de março, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, o Encontro “Gestão das perdas aparentes de água – O contributo dos contadores”. Em destaque vão estar temas relativos à eficiência de contadores, como o envelhecimento e dimensionamento dos mesmos, e a análise de como esta pode influenciar a gestão das perdas aparentes nas Entidades Gestoras.
De acordo com a informação, divulgada à imprensa, o programa integra as boas práticas de gestão do parque de contadores, de fiscalização e prevenção de adulterações, bem como a abordagem à tecnologia, nomeadamente sobre como gerir com maior eficácia o parque de contadores utilizando os sistemas de telemetria, com uma adesão cada vez mais significativa por parte das Entidades Gestoras. A metrologia legal e as várias normas associadas, quer às soluções construtivas dos contadores, quer à respetiva metrologia e colocação no mercado, é outro dos temas a merecer destaque no evento, refere a nota.
Perante os recentes episódios vividos em Portugal, o combate à escassez de água deve ser uma prioridade de todos, sendo objetivo desta Comissão alertar para as perdas aparentes de água devidas aos erros de medição dos contadores, aos atos ilícitos nos contadores e à incorreta manipulação dos dados de consumo, fatores que prejudicam o sistema de abastecimento de água, logo, a proteção deste recurso vital e a sustentabilidade financeira das entidades que o gerem.
As inscrições e programa já se encontram disponíveis.