A APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) vai organizar um encontro em Penafiel, no dia 3 de abril, quinta-feira, para todos os interessados em debater temas como a inovação, e a dívida e os ilícitos no percurso para alcançar a sustentabilidade económico-financeira das entidades gestoras de água e de saneamento, além do relacionamento com o cliente no setor.
O evento, que acontece no Penafiel Park Hotel & Spa, contará com dois painéis – o primeiro sobre o impacto dos ilícitos para as perdas de água e o segundo sobre a gestão da dívida e perdas de receita. Estas conversas decorrem da consciência de quea gestão ineficiente da cobrança pode comprometer o equilíbrio económico- financeiro das entidades gestoras e que é necessário um regime sancionatório mais eficaz e justo junto dos infratores, não só para a sustentabilidade da entidade gestora, como também para garantir a equidade de acesso de todos os cidadãos aos serviços públicos essenciais de água e de saneamento.
A gestão eficiente dos sistemas, com uma correta faturação e cobrança da utilização dos serviços, e a adesão efetiva dos imóveis às infraestruturas disponibilizadas, são outras vertentes a abordar, uma vez que são igualmente cruciais para as entidades gestoras alcançarem a sustentabilidade económico-financeira.
O programa conta também com a mesa-redonda “Um olhar inovador sobre a relação com o cliente”, onde vai ser debatida a importância de trazer a inovação para o relacionamento com o cliente, um passo fundamental para as entidades gestoras do setor face ao futuro.