APAL defende bom desempenho do alumínio na resistência ao fogo
Perante as alterações climáticas e no âmbito da implementação da Diretiva de Reporte de Sustentabilidade Corporativa aprovada pela Comissão Europeia, a APAL – Associação Portuguesa do Alumínio defende que este material tem um forte potencial na resistência ao fogo, por exemplo. Rui Abreu do Conselho Fiscal da APAL conta-nos tudo.
Atualmente, como é visto o material alumínio no que diz respeito a reciclabilidade/sustentabilidade?
Sem dúvida que é visto como um material com grande potencial para a construção de uma sociedade cada vez mais sustentável. Vemos na indústria a procura de soluções para substituir produtos não recicláveis por produtos recicláveis. Neste ponto é importante lembrar que o alumínio pode ser reciclado para fazer o mesmo produto (de uma janela eu posso reciclar para fazer uma nova janela). Existem produtos que podem ser recicláveis, mas não para fazer o mesmo produto. Além disso o alumínio pode ser reciclado infinitamente. Voltando à pergunta. O Alumínio é cada vez mais procurado pelo papel importante numa sociedade sustentável. O Alumínio é visto com um material inteligente.
Quais as principais utilidades deste material?
É usado em múltiplas aplicações, múltiplos produtos. Vou dar alguns exemplos que representam o potencial do alumínio. Vamos analisar um carro elétrico. Na construção dum carro elétrico o fator capacidade da bateria é muito importante. Quanto mais quilómetros andar com uma carga melhor. Aqui a bateria tem um papel importante. Mas não só. Os construtores dos automóveis tentam reduzir o peso do automóvel ao máximo mantendo a segurança. Porque um carro mais leve, mais quilómetros pode fazer com a mesma carga. Dado que o alumínio é um material leve, este tem um papel muito importante para baixar o peso dos carros. Na construção naval o alumínio é cada vez mais usado. Vemos os grandes paquetes que ao usarem quase exclusivamente alumínio nos pisos superiores faz com que o centro de gravidade baixe fazendo com que o barco seja mais estável e possibilitando os barcos serem cada vez maiores.
É muito fácil dar a forma que se quer a um produto de alumínio através de vários processos: casting, extrusão, laminagem, etc. Esta facilidade faz com que seja adaptável e a infinitas utilizações. Existe sectores industriais que quase só usam alumínio nos seus produtos. É o caso da indústria das bicicletas (que é muito importante no nosso país e onde Portugal está no TOP 5 mundial de exportadores) que já praticamente constrói uma bicicleta usando exclusivamente alumínio.
Podia estar aqui enumerar outros exemplos. Todos estes exemplos usam o potencial da reciclagem no final de vida dos produtos.
É uma boa escolha no que diz respeito a valor/qualidade/praticidade?
É um material de muito qualidade sendo utilizado em produtos onde a qualidade é um fator importante. O valor do alumínio tem que ser medido pelo produto final. Se queremos um produto sustentável, de alta qualidade, com uma utilização otimizada e que torne a nossa vida mais confortável, o alumínio tem um valor correto.
De que forma o alumínio pode ser usado para melhorar o desempenho na resistência ao fogo?
Existem soluções de corta-fogos onde é usado o alumínio, só isto já é um bom exemplo. O alumínio não é um combustível, não arde. No caso de estar em contacto com altas temperaturas o alumínio acaba por se deformar e pode até derreter (uma característica comum aos metais) no entanto não liberta produtos tóxicos para a atmosfera. Se comparamos com o plástico penso que será fácil para todos perceberem a diferença. O alumínio é muito importante ao projetarmos soluções seguras no que diz respeito à proteção contra incêndios.
Pode indicar alguns exemplos práticos onde isto já tenha sido feito?
No sector da construção já é comum encontrar soluções de caixilharia (alumínio ou alumínio mais vidro) com a função de corta-fogo, basta fazer uma pesquisa na internet e encontrará vários exemplos.
Ao utilizar o alumínio ao invés da madeira, plástico, papel/cartão eu estou a produzir um material com um resistência aos incêndios muito grande.
E como é que esta aplicação pode ajudar no combate às alterações climáticas?
Vamos olhar só para os gases de efeito estufa e vou dar um exemplo comparando com a madeira. Voltemos ao setor da construção. No caso de um incêndio numa casa com portas de madeira, estas irão arder e libertar CO2. Se utilizarmos portas de alumínio (por exemplo, alumínio anodizado ou bruto) a porta não irá arder e não libertará para atmosfera CO2. Este é um exemplo simples da aplicação de um produto, mas que é fácil de entender.
Como a APAL tenta promover estes usos?
A campanha que a Associação está a desenvolver este ano tem o foco em vários setores da indústria e a construção. Estamos neste momento a abordar a segurança contra incêndios porque infelizmente no nosso país esta altura do ano o incêndio tem um impacto grande. O que queremos é informar que o alumínio pode ser usado como um elemento na proteção contra incêndios. Mais umas características a juntar às muitos que torna o Alumínio num Elemento Inteligente.