APA promove 15.ª edição do concurso “Água Jovem 2025”
A Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA-ARH do Algarve), em parceria com as empresas Águas do Algarve, o Mundo Aquático (Zoomarine) e a International Water Technology, promove a 15.ª edição do concurso “Água Jovem 2025”.
O principal objetivo do concurso, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e que é destinado a todas as crianças e jovens que frequentem o ensino pré-escolar e os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do Algarve, é sensibilizar para a importância da preservação do património água e da sua gestão participada, promovendo simultaneamente o conhecimento do território e dos ecossistemas aquáticos da região em estudo.
O concurso distinguirá os melhores trabalhos sobre “Desafios da Água – Alterações Climáticas e Eficiência Hídrica na Escola” (Tema I) e “As Alterações Climáticas e impacte no aspirante Geoparque Algarvensis” (Tema II) nas seguintes cinco categorias: ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ciclo do ensino básico, 3.º ciclo do ensino básico e alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.
Os trabalhos vencedores terão apresentação pública no dia do “Fórum Água Jovem 2025”, a realizar-se no dia 15 de maio, em Loulé, inserido na Semana do Clima. Nesse dia, os jovens participantes serão convidados a conhecer vários locais emblemáticos de Loulé e a participar em diferentes atividades, associadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dinamizadas por várias equipas da APA-ARH Algarve e pela sua rede de parceiros.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 17 de fevereiro e os trabalhos entregues na APA-ARH do Algarve até ao dia 30 de abril.
O júri do concurso é constituído por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, das Águas do Algarve, do Zoomarine, da Internacional Water Technology, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Algarve.