A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em parceria com a Câmara Municipal de Lagos, organizam, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, a conferência “Resiliência Hídrica no Algarve – o nosso propósito comum”. A iniciativa terá lugar, a partir das 10 horas, no Hotel Vila Galé Lagos.
Os objetivos da conferência passam por reforçar o conhecimento sobre as políticas e instrumentos da UE para a gestão da seca; promover a discussão sobre os desafios e oportunidades da gestão hídrica no Algarve; incentivar a partilha de boas práticas entre diferentes setores da região; e contribuir para a construção de uma gestão hídrica mais resiliente e sustentável no Algarve.
O encontro juntará, presencialmente e online, diversos especialistas da área, também da União Europeia. Durante a manhã, serão discutidas as políticas e instrumentos a nível da Europa para a gestão da seca, a que se segue a apresentação da situação da escassez hídrica no Algarve e das medidas em curso para a combater.
Já no período da tarde, haverá oportunidade de conhecer os exemplos da Catalunha e do Chipre na gestão da seca. Será também realizada uma mesa-redonda, moderada por uma representante da Universidade do Algarve, sobre casos concretos de boas práticas na gestão da água. A mesa-redonda contará com a participação dos principais setores de atividade do Algarve: Municípios, Associações de Regantes, Agricultura, Turismo e Golfe.
A conferência será encerrada pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
O programa está disponível aqui.