O novo projeto da ANP|WWF é a Iniciativa Tejo que quer focar na gestão dos recursos naturais da área, essencialmente do recurso hídrico, pois é dos aquíferos mais significativos da Península Ibérica.
A água do rio Tejo fornece a maior parte de água doce usada nas atividades da região, como a agricultura e o abastecimento urbano e industrial, e por isso a associação quer contar com o apoio de consumidores, agricultores, produtores, administração pública central e regional e centros de investigação na gestão responsável do recurso hídrico, alertando para os ricos de exploração do mesmo.
Com o objetivo de alavancar benefícios socioeconómicos e ambientais, o coordenador de água da ANP|WWF, Ruben Rocha, diz que “a gestão sustentável dos recursos hídricos é um dos temas mais complexos, principalmente num país como Portugal, onde a escassez de água é uma realidade. Proteger os recursos hídricos do Baixo Tejo requer o envolvimento de um vasto leque de entidades, instituições, sociedade civil e um empenhado esforço de todas as partes envolvidas. Este projeto é a prova deste esforço concertado”.
A Iniciativa Tejo durará três anos: o primeiro dedicado à criação de um fórum para intervenções e procura de soluções, e nos dois outros anos pretende-se desenvolver um projeto piloto para reduzir a contaminação e sobrecaptação dos recursos hídricos subterrâneos do aquífero.
Este projeto conta com a parceria da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, da Águas do Ribatejo e tem o apoio da marca Finish, principal financiador.