Os 28 anos da Ambiente Magazine foram assinalados em dezembro de 2021 e, nesse mês, lançamos um desafio ao setor do ambiente. Designado por “Passa-a-Palavra”, este desafio começou com Lee Hodder (Galp), José Furtado (Águas de Portugal) e Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), onde cada um teve de responder à pergunta -“Para quando a sustentabilidade?” – e, ao mesmo tempo, lançarem o mesmo desafio a outras personalidades, e assim sucessivamente. Nesta edição número 93, que corresponde à terceira – e última – parte do trabalho, partilhamos os testemunhos da área da Energia.
Hoje, partilhamos o testemunho de Marta Mendonça, gerente do Porto Protocol.
PARA QUANDO A SUSTENTABILIDADE?
“Quando cada um de nós tomar consciência de que fazemos parte de um todo, que tudo o que fazemos neste planeta, fica neste planeta; que as nossas escolhas são o nosso Super poder, com um impacto que nos ultrapassa, numa família, comunidade, ecossistema, no entorno natural que nos alberga.
Quando assumirmos que o conceito de progresso económico de hoje é insustentável, assenta em cadeias de valor desequilibradas, ineficientes e está a esgotar os recursos que o alimentam e de que dependemos.
Que um modelo sustentável é uma questão de sobrevivência, não de tendência.
Quando aceitarmos que somos nós os empresários, funcionários, líderes, políticos e que a forma como decidimos viver, consumir, gerir, interagir, coabitar, contribui diretamente para o mundo que deixamos às gerações que se seguem”.