Aniversário Ambiente Magazine: “Para quando a sustentabilidade”?

No 28º aniversário da Ambiente Magazine, assinalado em dezembro de 2021, lançamos um desafio ao setor do ambiente. Designado por “Passa-a-Palavra”, este desafio começou com Lee Hodder (Galp), José Furtado (Águas de Portugal) e Ana Isabel Trigo Morais (Sociedade Ponto Verde), onde cada um teve de responder à pergunta -“Para quando a sustentabilidade?” – e, ao mesmo tempo, lançarem o mesmo desafio a outras personalidades, e assim sucessivamente. Neste trabalho, incluído na edição impressa número 91 da Ambiente Magazine, apenas conseguimos partilhar os testemunhos da área dos resíduos, ficando a promessa de que, nas duas próximas edições, serão disponibilizados os testemunhos das restantes áreas.

Hoje, partilhamos o testemunho de Luísa Magalhães (ASWP -Associação Smart Waste Portugal), desafiado por Pedro São Simão (Pacto Português para os Plásticos).

PARA QUANDO A SUSTENTABILIDADE?

“A sustentabilidade está cada vez mais presente no dia a dia dos governos, das empresas e dos cidadãos. As metas impostas, no que se refere à descarbonização, à reciclagem, à deposição em aterro são para atingir já nos próximos 20 anos. Tal facto, associado ao crescimento da população mundial, à pressão nos recursos naturais, à produção excessiva de resíduos e à emissão de gases com efeito de estufa, fazem com que as políticas de sustentabilidade e a economia circular assumam atualmente um papel de maior destaque nas agendas de vários países. É urgente estimular a colaboração e a inovação, para que haja uma transição circular, dissociando o crescimento económico do aumento do consumo de recursos e da produção de resíduos, preservando o capital natural, rumo a uma maior sustentabilidade”.

By: Luísa Magalhães