Portugal já captou 32,7 milhões de euros no Horizonte Europa em projetos sobre Clima, Energia e Mobilidade. Só na última ronda de resultados, 21 entidades portuguesas angariaram 12,5 milhões de euros em onze projetos, revela a Agência Nacional de Inovação (ANI).
“São resultados que continuam a consolidar a competitividade nacional em concursos europeus. Esta área é muito importante para o Pacto Ecológico Europeu, agora mais urgente numa altura em que a Europa procura reduzir a sua dependência energética de terceiros”, afirma Joana Mendonça, presidente da ANI.
De acordo com a ANI, os 32,7 milhões de euros representam cerca de 2,1% do financiamento disponível – 300 milhões de euros – neste tema.
Dentro deste volume, destaque para o projeto HYFUELUP que pretende desenvolver uma tecnologia de conversão de resíduos (florestais, por exemplo) em biocombustível 100% renovável para frotas de pesados de mercadorias. Com um financiamento global de 10,3 milhões de euros para um consórcio internacional de 11 entidades, o HYFUELUP é liderado pelo Laboratório Colaborativo BIOREF, num consórcio internacional de 11 entidades académicas e empresarias. Conta com quatro parceiros portugueses: o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Instituto Politécnico de Portalegre, a DouroGás Renovável e a Circlemolecule.