A Agência Nacional de Inovação (ANI), em parceria com as empresas NOS, Critical Software, GeoSAT e GALP, lançou desafios às Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de energia, espaço, sistemas de informação e 5G.
As equipas vencedoras receberão cinco mil euros cada, totalizando 20 mil euros investidos pela ANI nestas soluções. Podem inscrever-se até 19 de março, onde se segue uma fase de avaliação das candidaturas e um evento de pitch das ideias finalistas.
Esta iniciativa, pretende ser uma plataforma para os investigadores, professores e alunos de Instituições de Ensino Superior nacionais desenvolverem novas ideias, perspetivas e competências para as empresas, proporcionando o acesso à investigação e à inovação. Além dos prémios monetários, as equipas vencedoras terão a oportunidade de colaborar com as empresas parceiras da iniciativa.
Desafio 1 – NOS: potencial da tecnologia 5G a nível de segurança em casa e na melhoria do desempenho dos atletas de alto rendimento.
Desafio 2 – Critical Software: redefinir a engenharia de sistemas para automatizar o processo atual
Desafio 3 – GEOSat: através da utilização das imagens recolhidas pelos seus satélites, serem desenvolvidos novos serviços de valor acrescentado
Desafio 4 – GALP: o primeiro desafio procura métodos alternativos de produção ânodos de grafite sintético e segundo quer soluções para o aproveitamento de sulfato de sódio.
Esta iniciativa, inserida na atividade Demand@Tech, é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.