A Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) inaugura nesta terça-feira, 12 de março, a partir das 10h30, a sua Central de Valorização Orgânica, dedicada ao tratamento dos biorresíduos recolhidos seletivamente através do sistema de recolha porta-a-porta.
A infraestrutura, construída no Aterro Intermunicipal de Vila Ruiva/Cuba, contou com um investimento de nove milhões de euros, contando com cofinanciamento do POSEUR.
A nova Central é assumida como um projeto estruturante, alinhado com as políticas que têm sido desenvolvidas e implementadas na área de intervenção dos cinco municípios associados, dotando as populações das melhores soluções técnicas que permitam por um lado o aumento da preparação para a reutilização, reciclagem e da qualidade dos recicláveis valorizados e, por outro, a redução significativa da deposição de resíduos urbanos em aterro.
Este equipamento terá uma capacidade anual de processamento de 10 mil toneladas, dos quais resultarão cerca de 2.500 toneladas de composto de alta qualidade disponível para diferentes usos na região.
Esta unidade irá receber os biorresíduos recolhidos seletivamente nos concelhos de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, implementando uma solução de tratamento de proximidade, adaptada às exigências da política para o setor e ao cumprimento dos objetivos ambientais em vigor, sendo paralelamente um polo de criação de emprego qualificado, reforçando a capacidade da região para dar o seu contributo para as ambiciosas metas nacionais em matéria de tratamento dos biorresíduos.