#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana
O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.
22 de maio
Jornal de Notícias: “Voar de Paris a Nova Iorque numa hora: a promessa dos aviões a hidrogénio”
O projeto STRATOFLY, financiado pela União Europeia (EU), está a estudar novas tecnologias ligadas à aviação supersónica, algo que a indústria começa a apostar novamente, apesar de todos os desafios de conceção e redesenho de aeronaves e estruturas aeroportuárias.
ECO/Agência LUSA: “Grande maioria dos europeus defende alimentos sustentáveis mais baratos”
A maioria dos cidadãos europeus defende que os preços dos alimentos sustentáveis devem ser mais baixos ou, pelo menos, de valor similar aos preços dos alimentos que não são “amigos do ambiente. É um resultado de um estudo da organização WWF, que refere também que 6 em cada 10 inquiridos considera mesmo que o preço é um dos fatores impeditivos para consumir estes produtos mais sustentáveis. A WWF nota também que o sistema alimentar da UE é responsável por 31% das emissões totais de gases com efeito estufa.
ECO/Agência Lusa: “CIM Viseu Dão Lafões lança concurso de 50 milhões de euros para transportes”
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões lançou um concurso internacional para a exploração do serviço de transportes de passageiros. Para estimular o uso de transportes públicos por parte dos habitantes, o caderno de encargos prevê uma frota conectada e mais amiga do ambiente de 139 autocarros, que servirá todas as localidades com mais de 40 habitantes.
Observador/Agência Lusa: “Um terço da população mundial vai viver sob “condições extremas” de calor em 2080”
Uma investigação da Universidade de Exeter, no Reino Unido, prevê que as temperaturas médias globais estão no caminho de um aumento de 2,7 graus Celsius nas duas últimas décadas deste século. A emissão de gases de efeitos de estufa e o aquecimento global são as causas para este aumento de temperatura que, por sua vez, poderão provocar mais mortes relacionadas com o calor e reduzirão a produtividade com a agricultura.
Observador/Agência Lusa: “”O investimento no restauro dos habitats dos bivalves é urgente”. Estudo alerta para extinção do mexilhão nas próximas décadas”
Um estudo da Universidade do Minho diz que as alterações climáticas podem levar à extinção dos mexilhões de água doce na península Ibérica, além da própria dificuldade de certas espécies de peixes nativos, que servem como hospedeiros daqueles bivalves, em se movimentaram nos rios ibéricos devido a barragens e obstáculos. Os investigadores frisam que o declínio destas espécies pode ter “efeitos em cascata em todo o ecossistema e até na saúde humana”.
23 de maio
Jornal de Notícias: “Portugal já tem um plano de ação para travar espécies exóticas invasoras”
Publicado na segunda-feira, o novo plano de ação prevê a operacionalização de medidas de sensibilização, vigilância e ações de adesão obrigatória para diminuir a entrada de espécies exóticas de animais e plantas. A realização do plano envolveu a consulta a mais de 150 entidades.
Visão: “A culpa dos preços das casas é do Ambiente? Associações juntam-se para combater pressões sobre valores naturais, com Isaltino na mira”
Dez associações ambientais lançaram um manifesto conjunto a favor da defesa da Reserva Agrícola Nacional, depois de uma notícia do Governo em que este pretende passar para alçada dos municípios a classificação de áreas RAN como urbanizáveis. As dez ONG consideram que o passo certo é o “Apoio à habitação pública em zonas urbanas consolidadas”, reabilitando e reconvertendo edifícios desocupados e ou devolutos, ao mesmo tempo que se defende “a defesa e preservação dos solos de RAN e REN […] contra uma agenda de promotores imobiliários e de negócios em torno de mais construção”.
Jornal do Ave: “Com os oleões, Santo Tirso poupou ao ambiente 84 toneladas de dióxido de carbono”
O concelho de Santo Tirso evitou a emissão a emissão de 84 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera graças à reciclagem de óleos alimentares usados OEU para os transformar em biocombustível, diz a operadora de recolha Hardlevel. Aliás, o concelho é um dos 10 municípios que mais OEU reciclou, ocupando o 9º lugar da lista, a seguir à Lourinhã. Seixal (393 toneladas), Loures (349) e Lisboa (309) são os munícios que mais toneladas de Co2 pouparam.
Porto Canal: “Limpeza voluntária no rio Tinto permite recolher 340 quilos de resíduos”
A Associação de Defesa do Ambiente FOCA (“Focus on Critical Actions”) organizou uma limpeza das margens do rio Tinto, tendo recolhido 340 quilos de resíduos. A ação está inserida no Pacto do Porto para o Clima e o objetivo é proteção deste ativo ambiental que tem impacto no ecossistema do Parque Oriental do Porto.
ZAP Notícias AEIOU: “Burger King Portugal investe 1,8 milhões para ser mais amiga do ambiente”
A cadeia de fast-food Burguer King Portugal vai investir 1,8 milhões de euros para tornar a sua frota de entregas totalmente elétrica. Ao todo, a cadeia, que opera 99 restaurantes em todo o país, tem uma frota de 600 veículos que passará a ser totalmente elétrica. Além da redução do custo por quilómetro, a troca dos veículos permitirá a emissão de menos 54 toneladas de CO2 por veículo durante a sua vida útil.
24 de maio
Pplware: “Satélites de madeira poderão ser a solução para o lixo espacial e sustentabilidade ambiental?”
Uma universidade do Japão está a preparar o lançamento de um satélite de madeira para o espaço e consideram que a solução pode ser sustentável e viável. Os investigadores ainda consideram que este material apresenta benefícios na sua produção, já que é natural, barato e considerável mais sustentável que outros materiais.
ECO: “Governo abre ao mercado gestão de resíduos perigosos”
O Governo não vai prorrogar as licenças de exploração dos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (Cirver) existentes em Portugal (Sisav e Ecodeal) dentro do regime de exclusividade, havendo “liberdade para que surjam propostas de novos operadores com processo de licenciamento exigente, nos termos dos outros já existentes, e desde que tenham concordância dos municípios para a sua localização”, diz o ministério. Os ambientalistas dizem que os centros “carecem de imenso investimento”, sendo que, além dos aterros, “nada mais foi feito”.
ECO: “Governo não autoriza mais culturas permanentes de olival, abacate e frutos vermelhos”
O Governo vai publicar o despacho para proibir mais culturas permanentes de olival, abacate e frutos vermelhos no Alentejo e no Algarve. A medida mantém-se enquanto se mantiver a seca severa, enquanto serão incentivadas mais culturas que sejam menos consumidoras de água. Haverá também um reforço de 30 milhões de metros cúbicos às dotações de rega iniciais nas áreas inscritas dentro do perímetro de rega do Alqueva.
Público: “Cuidado: a reciclagem de plástico também pode estar a causar um problema”
Um estudo sobre um centro de reciclagem no Reino Unido refere que entre 6% e 13% do plástico processado pode acabar por ir parar à água ou ao ar sob forma de microplásticos, o que adensa as preocupações sobre a forma como a reciclagem pode não ser a resposta para a poluição dos plásticos. Os especialistas admitem que o estudo é “credível”, mas pedem cautela quanto às conclusões, pois só feito a uma só unidade.
Jornal de Negócios: “Transição verde: pode a Europa perder empresas para os EUA?”
Uma lei de redução da inflação nos EUA está a atrair empresa devido aos incentivos para investir na transição verde. A lei pretende fortalecer a segurança energética norte-americana e tem impactos diretos na UE, com a possibilidade de muitas empresas mudarem-se para os EUA para beneficiarem dos incentivos.
Rádio Pax: “Ministra da Agricultura defende sustentabilidade no Alqueva”
A Ministra da Agricultura Maria do Céu Antunes esteve na apresentação de um projeto da Empresa de Desenvolvimento de Infraestruturas do Alqueva para fomentar o uso sustentável da água na agricultura e defende que “o Alqueva deve continuar o seu papel socioeconómico e ambiental”.
25 de maio
Observador: “Quercus exige “intervenção imediata” nas águas contaminadas da barragem do Maranhão”
A Associação Quercus exigiu uma intervenção na barragem do Maranhão, em Avis, Portalegre, depois do aparecimento de cianobactérias na água e que pode ser fatal para o gado. Os ambientalistas pedem que o acesso público aos locais de concentração seja bloqueado. A autarquia aponta a origem como sendo do olival intensivo.
Observador/Agência Lusa: Investimento em energia solar deve ultrapassar este ano extração petrolífera
O investimento mundial em energia solar deverá ultrapassar os montates investidos na extração de petróleo. Em 2023, deverão ser canalizados 354 mil milhões de euros para a energia solar, ao contrários dos 345 mil milhões previstos para o petróleo. Segundo Faith Birol, diretor da Agência Internacional de Energia, “a energia limpa está a progredir rapidamente, mais depressa do que muitas pessoas imaginam”.
TSF/Agência Lusa: “Dia 25 de setembro passa a ser Dia Nacional da Sustentabilidade”
O Conselho de Ministros instituiu o dia 25 de setembro como Dia Nacional da Sustentabilidade. A escolha da data coincide com a data da adoção pela ONU da agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Governo pretende que a iniciativa dê um contributo “para a divulgação de informação, a promoção do conhecimento e a capacitação de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável”
26 de maio
Ambiente Magazine: “Cadaval a Compostar “Biobairros – da terra à Terra””
O município do Cadaval tem apostado no projeto “Cadaval a Compostar” para reduzir os resíduos depositados no contento dos indiferenciados. A grande adesão dos munícipes levou a autarquia a apresentar uma nova candidatura ao Fundo Ambiental no final de 2022 para aquisição de mais quatro compostores comunitários e para a realização de mais ações de formação.
Ambiente Magazine: E-REDES: É preciso mudar para uma perspetiva de “eficiência” no problema da vegetação
José Ferrari, presidente do Conselho de Administração da E-REDES, sublinhou o interesse que a empresa tem em assegura soluções sustentáveis para o problema da vegetação. A E-REDES promoveu esta quarta-feira, 24 de maio, uma conferência sobre a gestão da vegetação e biodiversidade.
Diário As Beiras: “Feira da floresta com o foco no ambiente e energias renováveis”
A feira Mortágua Florestal abre portas esta sexta-feira, em Mortágua, Viseu. O evento decorre até domingo e pretende expressar a “centralidade que se pretende dar à floresta, à silvicultura, e ao cluster económico que gravita à sua volta, abrangendo a plantação, produção e transformação de madeira”.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.