O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.
1 de maio
Antena Livre: “É difícil ganhar batalha contra mosquitos, mas inseto não é sinónimo de doença – especialista”
A coordenadora da Rede Nacional de Vigilância de Vetores (REVIVE) admite que é difícil ganhar em Portugal a batalha contra o mosquito, que pode transmitir dengue e zika, mas insiste que haver inseto não é sinónimo de doença. “É provável que não se ganhe a guerra, porque este mosquito é mesmo invasor. O que queremos é que mantenha o seu número de espécimes o mais baixo possível para que não haja possibilidade de transmissão de agentes infecciosos”, disse à Lusa Maria João Alves.
2 de maio
Notícias do Nordeste: “Estudo aponta para recomendações para a sustentabilidade do setor das águas em Portugal”
A equipa de investigação analisou dados de relatórios anuais produzidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), publicado entre 2015 e 2019, que apresenta informações sobre as entidades gestoras de Portugal, dos setores de abastecimento de água potável e do saneamento de águas residuais.
Observador/Lusa: “IPMA prevê calor, ausência de chuva e risco elevado de incêndio nos próximos meses”
Com as máximas a atingir os 36 graus, o IPMA -Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que a situação meteorológica atual se prolongue nos próximos meses. O presidente do IPMA, Miguel Miranda, referiu que o objetivo não é ser alarmista, mas realista – e agir preventivamente.
Observador: “Maioria dos europeus apoia medidas para combater crise climática mas poucos estão dispostos a alterar estilo de vida, revela estudo”
A maioria dos europeus aceitaria adotar determinadas medidas individuais ou implementadas pelos vários governos para combater a crise climática. Mas, os indivíduos mostram-se cada vez menos recetivos quanto mais essas regras impliquem a alteração dos seus estilos de vida, segundo um estudo realizado pela empresa YouGov, que questionou mais de sete mil pessoas em sete países (Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Espanha e Itália) entre 5 e 24 de abril.
Observador/Lusa: “Florestas do sul e oeste da Amazónia brasileira correm risco de morrer com a seca”
Um artigo publicado na revista Nature pela Universidade de Leeds revelou que a crise climática está a enfraquecer as florestas do oeste e sul da Amazónia, em áreas como Rio Branco, capital do estado brasileiro do Acre, ou Nova Xavantina, no estado brasileiro do Mato Grosso, onde a mudança no regime das chuvas e o aumento das temperaturas levaram as árvores ao limite da sua adaptabilidade, o que pode causar a sua morte.
Observador/Lusa: “Ministra da Agricultura com expectativas “muitas altas” na pesca da sardinha”
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria Antunes, coloca altas as expectativas face à qualidade da sardinha nacional bem como, às medidas tomadas pelo governo para a valorização do setor: “vai haver muita sardinha de qualidade e a um preço justo e a quota excecional deste ano atinge as 37 mil toneladas”.
3 de maio
Euronews: “Áustria ajudou a pagar mais de 500 mil reparações numa tentativa de combater o lixo electrónico”
Uma lei europeia sobre o “direito à reparação” poderá, em breve, facilitar a reparação em vez da substituição de aparelhos electrónicos. Os austríacos têm tirado partido de um programa governamental, concebido para combater o lixo electrónico, e que cobre metade do custo das reparações. Este programa aplica-se a aparelhos defeituosos, como smartphones, computadores portáteis, máquinas de café e máquinas de lavar louça.
Público: “Protestos pelo clima continuam”
Jovens continuam a fazer ocupações pelo clima, pedindo o fim dos combustíveis fósseis em Portugal até 2030 e electricidade 100% renovável e a preços acessíveis a todas as famílias até 2025.
Público: “Mais um aviso sobre o El Niño que promete quebrar recordes de temperatura”
Após vários avisos feitos por associações climáticas sobre a possibilidade de ocorrer o “El Niño”, foi a faz da Organização das Nações Unidas (ONU) emitir o alerta para a probabilidade do fenómeno climático se formar este ano, elevando as temperaturas a novos recordes. A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência especializada da ONU, estima que haja 60% de hipóteses de o El Niño se formar até o final de julho e 80% até o final de setembro. Os repetidos alertas não querem alarmar, mas sublinhar que é preciso que o mundo se prepare.
Observador/Lusa: “Agência Portuguesa do Ambiente defende incentivos à entrega de equipamentos elétricos e eletrónicos”
O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) defende um sistema de incentivos à entrega de equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida, como forma de aumentar a recolha desses materiais. Nuno Lacasta que falou na comissão parlamentar de Ambiente e Energia, numa audição a pedido dos grupos parlamentares do PS e do PSD, disse que se está a estudar esse mecanismo financeiro, que seria feito pelos retalhistas, e se destinaria a levar as pessoas a entregarem equipamentos como máquinas de lavar ou frigoríficos.
Público: “Há um plano para chegar a zero extinções de espécies de plantas”
Cientista da China propõe uma abordagem múltipla para travar a extinção de plantas. De acordo com os dados, nos últimos 250 anos extinguiram-se 571 espécies de plantas com sementes, um número, que de acordo com Richard T. Corlett, do Jardim Tropical de Xishuangbanna, em Yunan, no Sudoeste da China, está, sem dúvida, subestimado. Grande parte do planeta foi transformado antes de começar a exploração botânica; portanto, é provável que tenham acontecido muitas ‘extinções ocultas’ de espécies, ainda antes de serem identificadas. O investigador considera ser possível trabalhar-se para se conseguir chegar a “zero extinções de plantas”: não há nenhuma justificação técnica para que qualquer planta conhecida se extinga. Mas o financiamento insuficiente e a falta de pessoal qualificado ergueram barreiras para a sua conservação”.
4 de maio
Jornal de Notícias: “Há 10 milhões para ajudar à compra de veículos elétricos”
O Fundo Ambiental tem disponíveis dez milhões de euros para apoiar a descarbonização da mobilidade individual, incentivando a circulação a em veículos 100% elétricos. Os apoios abrangem ligeiros de passageiros, bicicletas elétricas, motociclos e carregadores para veículos elétricos. A partir de hoje, já podemos ser apresentadas as candidaturas.
Jornal de Notícias: “Autocarros rápidos chegam a Braga no final de 2026”
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse, em Braga, que as obras de execução das duas primeiras linhas do sistema Bus Rapid Transit (BRT) da cidade deverão estar concluídas no segundo semestre de 2026. A meta é menos otimista do que a da Câmara, que anteriormente dera conta que os autocarros rápidos poderiam começar a circular em 2025.
Jornal de Notícias: “CIM Douro acusa Governo de ´falta de verdade´nas obras da ferrovia”
A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM-Douro) acusou o Governo de “falta de verdade e incongruência temporal” no processo de requalificação da linha ferroviária do Douro. Em comunicado sublinhou que “considera os sucessivos adiamentos uma afronta e uma vergonha nacional”.
Jornal de Notícias: “EDPR lucra com venda de energia a longo prazo a preços mais elevados”
No primeiro trimestre de 2023, as receitas da EDP Renováveis aumentaram 24% para 706 milhões de euros, “devido ao aumento da energia produzida e ao aumento do preço médio de venda de energia, impulsionados por novos PPA (Power Purchase Agreements, em inglês) a preços mais elevados e pela atualização de preços à inflação.
Observador/Lusa: “Funchal transfere águas residuais de quatro zonas para concelho de Câmara de Lobos”
A Câmara do Funchal aprovou um acordo que vai permitir a transferência das águas residuais de quatro zonas do concelho para a estação de tratamento (ETAR) do município de Câmara de Lobos. O acordo envolve os municípios do Funchal e de Câmara de Lobos e a empresa pública Águas e Resíduos da Madeira.
Observador/Lusa: “Ryanair e Repsol acordam fornecimento de combustível sustentável para aeroportos de Portugal e Espanha”
A Ryanair e a Repsol assinaram um memorando de entendimento para o fornecimento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) para os aeroportos da companhia aérea em Espanha e Portugal. Este acordo tem como objetivo alcançar as metas para as emissões zero da companhia aérea irlandesa e garante o fornecimento de 155 mil toneladas de SAF pela Repsol à Ryanair entre 2025 e 2030.
Observador/Lusa: “Portugal e Grécia vão cooperar em matéria de incêndios, inundações e sismos”
Portugal e a Grécia vão cooperar no domínio da proteção civil para responder a problemas comuns em matéria de incêndios florestais, inundações e risco sísmico, segundo um decreto esta quinta-feira aprovado pelo Governo.
5 de maio
Público: “Alterações climáticas têm aumentado número de caravelas-portuguesas na costa portuguesa”
Há mais caravelas-portuguesas a dar à costa portuguesa. Este é um fenómeno que está associado às alterações climáticas. Só na última semana de abril, foram avistadas em 18 praias do continente e das ilhas. A chegada aos areais de um número cada vez maior destas criaturas gelatinosas, que podem causar lesões graves e dolorosas na pele humana, exige uma “maior sensibilização” não só da população, mas também “dos profissionais de saúde”.
Observador/Lusa: “Correntes com lixo contêm grande abundância de vida marinha no Oceano Pacífico”
No âmbito da investigação, realizada por investigadores da Universidade de Georgetown, em Washington, e publicado na revista especializada PLoS Biology, conclui-se que existe uma correlação entre a presença de plástico e a abundância de espécies como velas do mar ou caracóis marinhos. A investigação analisou a concentração de organismos na “Grande Mancha de Lixo do Pacífico” (“Great Pacific Garbage Patch”, em inglês), um enorme aglomerado flutuante coberto de detritos.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.