O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.
16 de outubro
euronews: “Níveis de metano na atmosfera aumentam rapidamente e ninguém sabe ao certo porquê”
Público/Reuters: “Amazónia regista ponto mais baixo do nível da água em 121 anos”
Observador/Lusa: “Situação de seca em Portugal continental diminuiu para metade em setembro”
A região norte e parte do centro já não se encontram em situação de seca, enquanto a sul, os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro têm várias zonas em seca severa. No final de setembro, 54,9% do território estava em situação de seca, mas nenhuma área em seca extrema, ao contrário do que se verificava em agosto.
17 de outubro
euronews: “Espanha remove barragens para evitar cheias e proteger biodiversidade”
Em vários pontos da Europa, há iniciativas para remover barragens abandonadas de modo a melhorar a qualidade da água e travar o colapso da biodiversidade. Castela e Leão, em Espanha, é uma das regiões mais avançadas da Europa em termos de recuperação de rios.
Público: “Governo acaba com exclusividade na gestão de resíduos perigosos”
18 de outubro
Dinheiro Vivo: “Fatura da luz vai subir até 2 euros para 947 mil famílias”
Público/Reuters: “Poluição atmosférica ausente de dois terços dos planos climáticos de 170 países”
Um novo relatório nomeou a Nigéria, a Costa do Marfim, o Mali, o Togo e o Gana como alguns dos principais países que incluíram as preocupações com a qualidade do ar nos seus planos de Acão climática apresentados às Nações Unidas. Resumidamente, trata-se da contribuição a que cada país se propõe para baixar as emissões de gases com efeito de estufa e manter o aumento da temperatura abaixo dos 2ºC (em relação aos níveis pré-industriais), como estipulado no Acordo de Paris.
19 de outubro
Dinheiro Vivo: “Fisco limita painéis solares no benefício a lucros reinvestidos”
Dinheiro Vivo: “Madeira disponibiliza apoios a fundo perdido para agricultores”
Expresso: “EDP ultrapassa a marca de 1 gigawatt de capacidade solar instalada na região Ásia-Pacífico”
20 de outubro
Dinheiro Vivo/Lusa: “UE tem de aumentar massivamente a capacidade de produzir eletricidade a partir de renováveis”
Os Estados-membros da União Europeia têm de aumentar massivamente a capacidade de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis e fornecer recursos de flexibilidade adequada para não depender das alterações climáticas. O relatório conjunto de duas agências da UE recomenda “sinergias de colaboração para desbloquear a flexibilidade e reforçar a segurança energética, contribuindo simultaneamente para a neutralidade climática a longo prazo”.
Observador: “Corte nos incentivos faz cair vendas de elétricos na Alemanha”
A venda de veículos mais amigos do ambiente no mercado germânico obteve resultados particularmente “difíceis” em setembro. A procura de modelos 100% elétricos e híbridos plug-in por condutores alemães caiu ao mesmo ritmo que os incentivos à aquisição deste tipo de automóveis sofreram um corte nos valores concedidos pelo Estado, tendo havido mais procura no mês de agosto.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.