#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

25 de setembro

Braga TV: Esposende avança com concurso público internacional para prestação do serviço de recolha de resíduos

O Município de Esposende vai avançar com a abertura de um concurso público internacional para contratação de um operador para a prestação do serviço de recolha de resíduos na área territorial do concelho.

Dinheiro Vivo: Turismo do Porto e Norte quer setor sustentável sem ceder ao ‘greenwashing’

Luís Pedro Martins, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, defende que o caminho para o setor turístico sustentável tem de envolver todos, tanto empresas públicas como empresas privadas.

Açoriano Oriental: “Zero diz que Portugal tem “um caminho longo a percorrer” na sustentabilidade”

A associação ambientalista Zero considerou que Portugal “ainda tem um longo caminho a percorrer” no que toca à sustentabilidade, sublinhando que são necessárias ações estruturais e mudanças na distribuição do rendimento e de integração dos custos ambientais.

26 de setembro

Público/Lusa: “Projecto cria cápsula de café 100% recuperável através de reciclagem”

Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, desenvolveram, juntamente com a empresa Colep Packaging, uma cápsula de café “100% recuperável” pelos sistemas de recolha e reciclagem convencionais, segundo anunciado nesta terça-feira.

Antena Livre: Ambiente: Fecho da central do Pego fez baixar 70% das emissões de CO2 em Abrantes 

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse que o fecho da central a carvão no Pego fez baixar em 70% as emissões de CO2 em Abrantes, tendo destacado uma Transição Junta compensatória da perda de 420 postos de trabalho.

Expresso: “Transição energética: “Parte do que vem aí é muito mais caro”, avisa presidente executivo da Galp”

“A energia renovável elétrica é muito competitiva, em especial na Península Ibérica, mas as outras tecnologias para descarbonizar os combustíveis são muito mais caras”, alertou esta terça-feira o CEO da Galp, Filipe Silva. O presidente executivo da Galp falava numa conferência que foi marcada por um incidente, com um grupo de ativistas a lançar tinta verde ao ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

TV Europa: “Alerta sobre impacto do setor da saúde no ambiente”

No Dia Mundial da Saúde Ambiental, 26 de setembro, o Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA) alerta que o enquadramento legal do país está obsoleto e impede a disseminação de práticas sustentáveis no sector da saúde.

Observador: Ministro do Ambiente atacado com tinta verde em conferência da CNN Portugal

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, foi atacado em palco com tinta verde na abertura de uma conferência da CNN Portugal Summit que decorria esta terça-feira de manhã no hotel Pestana Palace, na Ajuda, em Lisboa. A emissão online foi interrompida e os trabalhos só recomeçaram 20 minutos depois.

27 de setembro

Campeão Províncias:  Politécnico de Coimbra promove mobilidade sustentável e cuidado ambiental

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e do Dia Europeu sem Carros, o Politécnico de Coimbra (IPC) promoveu, no passado sábado, 23 de Setembro, uma iniciativa que uniu a promoção da saúde e o cuidado ambiental. Organizado pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental, em colaboração com o Gabinete de Desporto do IPC, o evento teve como objectivo incentivar à prática de uma mobilidade sustentável e à preservação do meio ambiente.

Jornal Valongo Regional: “Valongo finalista do prémio europeu «2024 Green Pioneer of Smart Tourism»”

O Município de Valongo é dos quatro finalistas do prémio «2024 Green Pioneer of Smart Tourism», que será atribuído pela Comissão Europeia ao município que demonstrar excecional dedicação para promover o futuro da sustentabilidade e turismo inovador.

Público: “Entrada da FIL coberta de vermelho em novo protesto pelo clima”

Um grupo de activistas pelo clima pintou a entrada da Feira Internacional de Lisboa (FIL) com tinta vermelha, durante a realização do World Aviation Festival, evento dedicado à área da aviação. Vídeos partilhados nas redes sociais mostram a fachada do edifício coberta de tinta, com alguns jovens a segurar uma tarja em que se pode ler “eles estão a matar-nos.” O protesto foi promovido pelo grupo Climáximo e contou com acções fora e dentro do recinto.

28 de setembro

Negócios: “CE restringe venda de purpurinas e outros microplásticos”

A Comissão Europeia (CE) adotou esta semana novas medidas para restringir os microplásticos adicionados intencionalmente a produtos, ao abrigo da legislação química da UE REACH.

Público: “Ministro do Ambiente não apresentou queixa contra activistas climáticas”

Ministro do Ambiente não apresentou queixa contra activistas climáticas O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, não quis apresentar queixa-crime contra as activistas do movimento Greve Climática Estudantil que lhe arremessaram ovos contendo tinta verde durante uma conferência. “Tratou-se de um crime de ofensas corporais”, punível com até três anos de prisão, explica o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia. Mas também de “um crime de danos”, porque a roupa do ministro “ficou estragada”, acrescenta.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.