#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

28 de agosto

Observador: “Um quarto das estâncias de esqui enfrentam escassez de neve, diz estudo”

Um estudo concluiu que um quarto dos resorts de esqui europeus vão enfrentar uma escassez de neve a cada dois anos com um aquecimento global de dois graus. A questão que este estudo levanta é: “Com o intensificar da crise climática, terão estes espaços — e, consequentemente, tipo de turismo — futuro?”

29 de agosto 

Público/Lusa: “Poluição atmosférica é primeira ameaça mundial para saúde humana”

A poluição atmosférica representa um risco maior para a saúde global do que o tabagismo ou o consumo de álcool. A conclusão faz parte de um estudo do Instituto de Política Energética da Universidade de Chicago (EPIC) sobre a qualidade do ar a nível mundial, que revela que a poluição por partículas finas, emitidas pelo setor industrial e dos transportes, assim como durante incêndios, representa “a maior ameaça externa à saúde pública” a nível mundial.

Observador/Lusa: “Câmara de Portimão acusa empresa de recolha de resíduos recicláveis de “não cumprir o seu trabalho”

A Câmara de Portimão acusou a Algar, empresa responsável pela recolha de resíduos recicláveis no Algarve, de “não cumprir o seu trabalho“, considerando que a ausência de recolha dos detritos poderá originar graves problemas de insalubridade.

Eco: “Taxa de 30 cêntimos sobre embalagens de alumínio para “take away” adiada para 2024”

O Governo voltou a adiar a introdução de uma taxa de 30 cêntimos sobre as embalagens de utilização única feitas em alumínio. A medida, que se aplica às embalagens de plástico há mais de um ano, iria ser alargada a mais tipos de embalagens a partir de sexta-feira, 1 de setembro, mas uma nova portaria empurra a data para 1 de janeiro de 2024.

30 de agosto 
Público/Lusa: “Paris quer remover 40% do asfalto para enfrentar picos de calor”

Paris quer remover 40% do asfalto para enfrentar picos de calor Para combater a crise climática, Paris planeia plantar 170.000 árvores até 2026, eliminar lugares de estacionamento e transformá-los em espaços verdes até 2030 e remover 40% do asfalto.

Público: “Grécia continua a combater pior incêndio de sempre na UE”

Depois do pesadelo de julho, os incêndios florestais continuam a assolar a Grécia com ainda mais intensidade: um incêndio que começou a 19 de agosto perto da cidade de Alexandroupolis, no Nordeste da Grécia, propagou-se rapidamente pela região de Evros e já destruiu uma área maior do que a cidade de Nova Iorque. Esta análise foi feita no programa europeu de monitorização do clima Copérnico, que classifica estes fogos florestais como os maiores desde 2000, quando foi criado o sistema de informação europeu de fogos florestais.

Público/Reuters: “Papa critica a “terrível guerra mundial” contra o ambiente e anuncia novo texto”

O Papa Francisco anunciou que vai divulgar um novo documento sobre a proteção da Natureza, sublinhando que o vai fazer porque está em curso “uma terrível guerra mundial” contra o ambiente.

Observador/Lusa: “Portugueses dispostos a pagar mais por peixe enriquecido com ómega-3”

Um Estudo do B2E – Laboratório Colaborativo para a Bioeconomia Azul confirma que a preferência dos portugueses por peixe enriquecido com ómega-3 está alinhada com realidade de outros países. europeus.

Observador/Lusa: “Madeira prevê reciclar 35% dos resíduos urbanos em 2030”

A Madeira prevê atingir 35% de taxa de reciclagem de resíduos urbanos em 2030, sendo que atualmente o registo aponta para 23%, num total de 130 mil toneladas recolhidas por ano, indicou a Secretaria do Ambiente e Recursos Naturais.

Observador/Lusa: “Investimento de 355 mil euros para reduzir risco de cheia do Mondego em Coimbra”

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) adjudicou por 355 mil euros (valor com IVA) uma empreitada de reabilitação do rio Mondego, na zona de Coimbra, que inclui a proteção das margens e a redução do risco de inundação.

Observador/Lusa: “Alterações climáticas aumentam mortes nos países mais frágeis em conflito, alerta Fundo Monetário Internacional”

As alterações climáticas estão a agravar os conflitos existentes nas nações frágeis, principalmente no continente africano, aumentando o número de mortes nesses países, segundo um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Observador/Lusa: “Seca: Chaves alerta para poupança porque escassez de água é problema progressivo”

A população de Chaves está a ser sensibilizada para a poupança de água, porque a escassez é um problema progressivo, apesar de este ano terem sido feitos reabastecimentos de aldeias em número muito inferior aos 871 em 2022.

Eco: “EDP tem apenas uma comunidade solar licenciada. 400 estão a aguardar”

A Ocean Winds (OW), a empresa constituída pela EDP Renováveis e Engie para o investimento em projetos de eólico offshore, indica que não vê necessidade de registar imparidades na sequência de nenhum dos três projetos de que é promotora nos Estados Unidos. Isto, depois de a dinamarquesa Orsted ter avançado com a criação de imparidades, acusando pressão nos projetos de eólico offshore que tem planeados em território norte-americano.

Eco: “Produção de energia fóssil cai até junho mais de um terço na UE e o dobro em Portugal”

A produção energética com base em combustíveis fósseis caiu, no primeiro semestre deste ano, 17% na União Europeia (UE), atingindo o valor mais baixo desde 2000, com Portugal a registar uma redução superior a 30%.

31 de agosto

Observador/Lusa: “Queixa de jovens ambientalistas contra Portugal e outros países julgada em 27 setembro”

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) vai apreciar em 27 de setembro uma queixa de seis jovens portugueses contra 33 países, incluindo Portugal, por falta de resposta às alterações climáticas e às emissões poluentes, anunciou esta quinta-feira o tribunal.

Eco: “EDP afasta imparidades por causa do offshore nos EUA”

O grupo EDP já perdeu quase 1,5 mil milhões de euros em bolsa desde que a concorrente Orsted apontou incertezas quanto ao futuro dos projetos de offshore nos EUA. A EDP rejeita problemas semelhantes.

1 de setembro
Público/Lusa: “Japão registou este Verão as temperaturas médias mais altas de sempre”

Japão registou este Verão as temperaturas médias mais altas de sempre O Japão registou entre Junho e Agosto as temperaturas médias mais elevadas registadas no arquipélago desde que foram iniciados os registos em 1898, anunciou nesta sexta-feira a agência meteorológica japonesa.

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.