#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana
O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.
23 de agosto
Público: “Florestas tropicais podem ficar demasiado quentes para haver fotossíntese”
Estudo indica que uma minúscula fracção das folhas que cobrem as florestas tropicais pode já estar a aproximar-se de um limite máximo de temperatura, a partir do qual a fotossíntese falha. O artigo na Nature estima que 0,01% de todas as folhas já ultrapassem hoje essa fronteira decisiva e prevê que este valor poderá aumentar para 1,4% em “condições futuras de aquecimento do planeta”.
Observador/Lusa: “Seca. Agricultores de Portalegre compram alimento para gado a preços “proibitivos”
A Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre dizem que os preços dos alimentos para os animais dispararam para valores muito elevados, além de haver menos disponibilidade.
24 de agosto
Público: “Sete recordes de calor em Portugal nos últimos dois dias”
Terça e quarta-feira foram dos dias mais quentes de Portugal Continental desde 2008. Em Pinhão, a temperatura máxima superou o recorde de 1943. Sete estações atingiram máximos históricos.
Público/Reuters: “Emissões de carbono da floresta amazónica dispararam durante governo Bolsonaro”
Um estudo confirma impacto da destruição da floresta amazónica, no Brasil, em 2019 e 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro. A mesma análise indica que a diminuição da fiscalização terá contribuído para aumento da desflorestação.
Público/Lusa:”Grupo de trabalho vai estudar melhorias às compensações pelo abate de sobreiros e azinheiras”
Um Grupo de trabalho vai estudar melhorias às compensações pelo abate de sobreiros e azinheiras O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, declarou a “imprescindível utilidade pública” do Parque Eólico de Morgavel, que a EDP Renováveis quer construir em Sines, autorizando o abate de 1821 sobreiros.
Observador/Lusa: “Degelo marinho está a matar crias de pinguins-imperadores”
Nenhuma cria nascida na primavera antártica de 2022 (de setembro a dezembro) sobreviveu em quatro das cinco colónias de pinguins-imperadores do mar Bellingshausen.
Observador/Lusa: “Seca e falta de cereais levam à redução de 50% dos rebanhos do Norte e à extinção de 20%”
A Associação dos Agricultores e Pastores do Norte revela que muitos dos associados estão a desfazer-se dos animais porque não têm forma de os alimentar devido à seca e escassez de alimentação.
Observador/Lusa: “Glaciar derretido revela corpo de alpinista que pode ter morrido há mais de 20 anos”
Esta é a terceira vez em dois meses que um cadáver é descoberto num glaciar. O fenómeno deve-se principalmente às alterações climáticas que provocam o derreter do gelo dos glaciares.
Observador/Lusa: “Temperaturas sobem em grande parte do Brasil em pleno inverno”
O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil emitiu um alerta para esta onda de calor atípica, que resultou em temperaturas 5° graus acima no normal máximo e níveis de humidade muito baixos.
Eco: “Governo vai rever compensação por abate de sobreiros em projeto da EDP”
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) vai avançar com a criação de um grupo de trabalho para avaliar as compensações por abate de sobreiros em projetos futuros. A decisão acontece depois de o Governo ter autorizado a EDP Renováveis a abater 1.821 sobreiros para a construção do parque eólico de Morgavel, em Sines. A energética já garantiu que irá compensar esse abate com a plantação de 42.000 árvores e arbustos, que, por decisão do ministro, será no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mas o Governo dá nota de que a localização de parte dessa compensação vai ser a revista.
25 de agosto
Público: “Calor: Faro e sul da Madeira sob aviso laranja. Temperatura desce no fim-de-semana”
Temperatura desce no fim-de-semana A partir desta sexta-feira esperam-se descidas de temperatura que podem chegar aos 10ºC em algumas zonas. Aviso laranja para Faro e costa sul da Madeira mantém-se até às 23h desta sexta-feira.
Observador/Lusa: “Milão registou na quarta-feira dia mais quente em 260 anos”
A temperatura média durante o dia de 23 de agosto foi de 33 graus celsius. Terá sido 0,2 graus acima do anterior máximo, de 32,8 graus, que foi registado há 20 anos.
Eco: “Parque eólico ao largo de Viana do Castelo regista produção recorde em julho”
O parque eólico offshore nascido em Viana do Castelo pelas mãos da Ocean Winds, consórcio entre a EDP e a francesa Engie, registou em julho um recorde na produção de energia.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.