#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana
O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.
31 de julho
Público: “Novas regras para automóveis do Estado promovem eléctricos e híbridos”
A compra e aluguer de automóveis do Estado português tem novas regras, segundo despacho publicado, que define apenas poderem ser objecto de compra como veículos de serviços gerais os que tenham motorização 100% elétrica.
Negócios: “Inglaterra vai cobrar taxa a carros poluentes em quase toda a Grande Londres”
Londres vai expandir a Zona de Emissões Ultrabaixas (ULEZ, sigla em inglês) para cobrir quase toda a área dentro dos limites da Grande Londres e onde os veículos poluentes que queiram circular têm de pagar uma taxa diária de 12,50 libras (€14,50).
1 de agosto
Público: “Irão “fecha” o país e anuncia dois feriados por causa de “calor sem precedentes”
Quarta e quinta-feira foram dias de feriado devido a um “calor sem precedentes”, anunciou a imprensa estatal iraniana. Foi ainda pedido aos idosos e às pessoas com problemas de saúde a permanecerem em casa.
Negócios: Mineração do mar profundo é “ilusão sem futuro”
As negociações no seio da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA, sigla em inglês) para regular a mineração em mar profundo chegaram ao fim sem haver luz verde para dar início à atividade. Uma vitória para os ambientalistas e defensores de uma moratória até se perceber que impacto real tal atividade poderá ter nos oceanos. “Os investidores olham para o que aconteceu na semana passada e veem apenas uma indústria desesperada a tentar manter a ilusão de que tem futuro”, declarou Louisa Casson, ativista da Greenpeace.
Público: “Aprovado “imprescindível” abate de 1821 sobreiros em Sines para parque eólico da EDP”
A EDP Renováveis pediu autorização ao Governo para proceder ao “abate de 1821 sobreiros que radicam numa área de 32,22 hectares”, nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém para a construção do Parque Eólico de Morgavel. E o despacho assinado pelo ministro Ambiente e Acção Climática, Duarte Cordeiro, deu luz verde à empresa justificando este aval com a “imprescindível utilidade pública” do equipamento.
2 de agosto
Público: “Calor: massa de ar quente pode levar temperaturas até aos 40 graus no fim-de-semana”
A partir desta sexta-feira, uma massa de ar quente vinda do Leste vai acalmar o vento e permitir que as temperaturas (sobretudo as máximas) se elevem para valores bem acima dos 30 graus em algumas regiões do país.
Negócios: “Portugal em risco de não cumprir metas de reciclagem”
Portugal é um dos 10 países que estão em risco de não cumprirem as metas de reciclagem de resíduos urbanos (55%) e de resíduos de embalagens (65%) até 2025. As estimativas são do “Early Warning Report”, que analisa o progresso dos Estados-membros da UE em relação às metas de reciclagem.
Expresso: “Agência do Ambiente recusa projeto fotovoltaico da Iberdrola no Algarve”
Apesar de ser um dos projetos ganhos nos leilões solares do Governo, a central solar de Estoi, que a Iberdrola queria construir no Algarve, teve decisão desfavorável da Agência Portuguesa do Ambiente.
Público: “EDP vai compensar abate de 1821 sobreiros em Sines com 42 mil árvores e arbustos”
A EDP Renováveis informou que o plano de compensação pelo abate de sobreiros do parque eólico de Morgavel, em Sines, prevê a plantação de cerca de 42 mil árvores e arbustos, das quais 30 mil são sobreiros.
3 de agosto
Público: “Desflorestação na Amazónia caiu 66% em julho, mas no Cerrado aumentou”
Segundo os dados preliminares divulgados pelo Governo brasileiro, a desflorestação na Amazónia caiu para o menor nível associado especificamente a este perigoso mês de julho desde 2017. Ainda assim, a situação ainda será preocupante no Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, que cobre um quarto do território do Brasil, onde o desmatamento aumentou 26%.
TSF: “Guerra, pobreza, clima, migrações e “contributo feminino”. Os alertas do papa dirigidos aos jovens”
O papa Francisco alertou para a pobreza, as alterações climáticas e as migrações, destacou a importância do “contributo feminino” e referiu-se ao conflito na Ucrânia como a “terceira guerra mundial aos pedaços”, num discurso dirigido aos jovens na Universidade Católica, em Lisboa.
Expresso: “Jovem chef português conquista prémio internacional que junta a gastronomia à sustentabilidade”
Foi com o Aipo “Vale das Lobas” que Artur Gomes conquistou o prémio S.Pellegrino Social Responsibility Award, uma competição internacional que juntou 15 jovens chefs. Foi a primeira vez que um cozinheiro português alcançou a vitória nesta iniciativa.
Negócios: “Biden anuncia novas regras para compras públicas sustentáveis e preferencialmente americanas”
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou novas regras de compras públicas baseadas em princípios de sustentabilidade e que privilegiam fornecedores nacionais, com vista a atingir a neutralidade carbónica das compras públicas em 2050 e impulsionar ao mesmo tempo a economia interna.
4 de agosto
Observador: “Emissões de carbono dos incêndios no Canadá atingiram novo máximo entre maio e julho”
O total estimado de emissões de carbono dos incêndios florestais que ocorreram no Canadá, desde maio até ao final de julho, estabeleceram um novo máximo, tendo o fumo atingido em particular os Estados Unidos e a Península Ibérica.
Público: “Supermercado alemão quer cobrar aos clientes o “verdadeiro” custo ambiental”
Os compradores alemães, que desfrutam de alguns dos mantimentos mais baratos da Europa, estão a ser confrontados esta semana pelo supermercado de desconto Penny com a escolha por pagar mais por alguns itens para cobrir seu “custo real”, numa iniciativa que quer aumentar a consciencialização sobre o preço ambiental da produção de alimentos.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.