O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.
17 de abril, segunda-feira
Público: “Um estudo global sobre pastagens também se faz num pedaço de terreno na Lezíria do Tejo”
Em 2012, um projeto do Instituto Superior de Agronomia iniciou uma experiência que faz parte de um projeto global sobre o impacto dos fertilizantes nas pastagens que ocupam 40% da área terrestre.
Público: “Tribunal de Contas Europeu propõe que sofrimento animal se reflicta no preço da carne”
O relatório “Transporte de Animais Vivos na UE: Desafios e Oportunidades” sugere que, no âmbito da revisão da legislação do bem estar animal que esta a ser feita e que a Comissão Europeia deveria apresentar até ao final deste ano, “se atribua um valor monetário ao sofrimento dos animais durante o transporte e que tido em conta nos custos de transporte e do preço da carne”.
Ambiente Magazine: “Portugal continua a atingir metas de reciclagem à exceção do vidro”
No primeiro trimestre de 2023, foram recolhidas 108.368 toneladas de embalagens nos ecopontos nacionais, um aumento de 3% em comparação com o período homólogo de 2022. A Sociedade Ponto Verde reconhece este sinal positivo, mas alerta para a reciclagem do vidro, que diminuiu nos primeiros três meses do ano.
Euronews: “Chéquia encerra centrais solares por falta de capacidade de armazenamento”
Uma empresa checa de energia foi forçada a desligar centenas de painéis solares depois de terem gerado mais energia do que a rede podia suportar. Apesar da utilização de eletricidade ter baixado devido às férias da Páscoa, o tempo ensolarado originou uma produção substancial de energia nas centrais solares, levando a empresa estatal ČEPS a desligá-las. Esta necessidade de encerramento é uma prova de que o sistema de armazenamento de energia é inadequado: “A Chéquia não está preparada para o boom renovável porque há uma completa falta de capacidade de armazenamento”, disse Jan Krčmář, diretor executivo da Associação Checa de Energia Solar, à agência de notícias checa Seznam Zprávy.
18 de abril, terça-feira
Público: “Rios livres: remoção “pioneira” de açude liberta 3,3 quilómetros do Alviela”
O projeto – RIOS LIVRES – do GEOTA junta municípios de Santarém e Alcanena para reabilitar troço de afluentes do Tejo e faz parte da política da União Europeia que até 2023 ter 25.000 quilómetros de rios livres. Todo o trabalho para a retirada desta barreira custou 30.000 euros, financiado pela fundação Mava, uma organização suíça que apoia projeto de conservação da natureza. Segundo as estimativas, em toda a Europa haverá mais de um milhão de barreiras a impedir a conectividade dos rios, criando separações de 1,5 quilómetros em média. Em Portugal, esse número andará a volta de 13.000.
Observador/Lusa: “Mamíferos em Portugal estão em declínio com alguns em risco de extinção dentro de uma década, alertam especialistas”
O “Livro Vermelho dos Mamíferos em Portugal” faz um retrato da classe taxonómica em Portugal continental, atualizando uma avaliação que tinha sido inicialmente divulgada em 2005. De acordo com os vários especialistas, um dos grupos de mamíferos que suscita mais preocupação é o dos morcegos, que se agrava com o aumento de infraestruturas prejudiciais para os morcegos, desde parques eólicos a barragens e estradas.
Euronews: “Seca provoca “perdas irreversíveis” em Espanha”
A vizinha Espanha pode ficar sem trigo e cevada devido a uma seca prolongada. À exceção da costa Cantábria, esta é uma tendência que se verifica em grande parte do país. Para avaliar a situação, o Governo convocou uma reunião da Comissão Nacional da Seca. Sergio Vicente-Serrano, investigador do Instituto Pirenaico de Ecología, acredita que se a precipitação não melhorar dentro de poucos dias, então a produção de colheitas pluviais, especialmente de cereais de inverno, será significativamente reduzida:“As perspetivas não são nada boas. Se continuar assim, logicamente, a colheita diminuirá, e portanto os preços aumentarão”.
19 de abril, quarta-feira
Público/Reuters: “Parlamento Europeu aprova reforma do mercado de carbono”
O Parlamento Europeu aprovou, na passada terça-feira, uma reforma profunda que pretende tornar as políticas ambientais na União Europeia mais ambiciosas, incluindo alteração ao mercados de carbono da UE que vai aumentar o custo de poluir na Europa.
Observador/Lusa: “UE: emissões de gases aumentaram 6,2% entre 2020 e 2021, mas tendência será decrescente a longo prazo”
Dados da Agência Europeia do Ambiente revelam um aumento de 6,2% nas emissões de gases com efeito de estufa na UE. Ainda assim, destaca-se a tendência decrescente deste indicativo a longo prazo. Segundo um documento divulgado pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), apesar desse aumento há “uma clara tendência a longo prazo de diminuição” de GEE. As emissões líquidas de GEE dos 27 Estados membros diminuíram cerca de 30% entre 1990 e 2021, período em que a economia cresceu 61%.
Jornal de Notícias: “1,4 milhões para levar água e saneamento a 200 casas no Marco”
A Câmara do Marco de Canaveses aprovou em reunião de Executivo as minutas de contratos para dar início a seis obras relativas às infraestruturas de água e saneamento, que envolvem um investimento global de 1,4 milhões de euros.
20 de abril, quinta-feira
Jornal de Notícias: “Braga recebeu o primeiro de 30 autocarros elétricos”
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) receberam, ontem, o primeiro de 30 novos autocarros elétricos que vão chegar às ruas até ao final do ano, o que permitirá reforçar a frota e as ligações. Os restantes chegam até ao final do ano.
Observador/Lusa: “Não há sustentabilidade num mundo em guerra”, a mensagem de Lula da Silva para líderes mundiais
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, disse que “não há sustentabilidade num mundo em guerra”, durante a sua participação na abertura do Fórum sobre Energia e Clima, organizado pelo Governo dos Estados Unidos da América. “… Desde que o compromisso foi assumido, em 2009, o financiamento climático oferecido pelos países desenvolvidos mantém-se aquém da promessa de 100 bilhões de dólares por ano. Como disse no início, é preciso que todos façam a sua parte”, disse.
Observador/Lusa: “Perda de gelo na Groenlândia e Antártida contribui para um quarto do aumento do nível do mar”
Um relatório divulgado pela Agência Espacial Europeia (ESA), indica que a ilha da Gronelândia (região autónoma dinamarquesa) e a Antártida perderam 7,56 biliões de toneladas de gelo entre 1992 e 2020, tendo o degelo atingido o pico em 2019 com a perda de 612 mil milhões de toneladas de gelo, em parte impulsionada por uma onda de calor no Ártico.
Público: “Alerta na Europa: secas, incêndios e calor em 2022 revelam retrato assustador”
O ano passado foi um ano escaldante para a Europa: o continente testemunhou em 2022 o Verão mais quente de que há registo, com direito a diferentes fenómenos climáticos extremos, incluindo grandes incêndios florestais, condições de seca hidrológica e ondas de calor intensas. Estas são algumas das conclusões do relatório anual “O Estado do Clima na Europa”, divulgado esta quinta-feira pelo serviço do programa europeu Copérnico para as alterações climáticas.
21 de abril, sexta-feira
Jornal de Notícias: “Governo analisa seca, com Algarve a preocupar”
Com um abril quente se seco, e não se antevendo precipitação significativa, a situação de seca meteorológica e hidrológica no país agrava-se, em particular no Sul. A barragem de Bravura, que serve o barlavento algarvio, continua em níveis críticos, apenas a 14% da sua capacidade.
Jornal de Notícias: “PCP quer ouvir o ministro sobre trabalhadores da refinaria de Portugal”
O PCP quer ouvir o ministro do Ambiente, a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal e a Fiequimetal (sindicato), sobre a “situação social decorrente do encerramento refinaria de Leça da Palmeira, em Matosinhos” e o “incumprimento das promessas realizadas pelo Governo”.
Jornal de Notícias: “Obras na linha entre Gaia e Espinho derrapam para 2024”
As obras de requalificação da Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia, cuja conclusão tinha sido apontada para este ano, só vão ficar prontas em meados de 2024. A derrapagem no prazo consta da resposta da Infraestrutura de Portugal a um requerimento apresentado pelo deputado do Partido Social Democrata Firmino Pereira.
Observador/Lusa: “Constituição: partidos concordam em consagrar bem-estar animal na Lei Fundamental”
Os partidos concordaram em consagrar na Constituição a promoção do bem-estar animal, para tentar ultrapassar algumas decisões do Tribunal Constitucional sobre o tema, numa reunião que terminou com um debate aceso sobre tauromaquia.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.