#Ambiguia: Como fazer do regresso às aulas mais sustentável?

Setembro é um mês de recomeços. Além do outono a bater à porta, chegam também as aulas e com elas as melhores dicas da Ambiente Magazine para tornar este momento mais sustentável e amigo do nosso Planeta.

 

1 | Reutiliza os teus cadernos

Não há nada mais entusiasmante do que o cheiro a material escolar acabado de comprar. E com tantas cores e opções, pode tornar-se difícil focar no que é realmente preciso. Tudo bem precisares de um novo caderno para aquela disciplina que adoras, mas não te esqueças dos teus cadernos do ano letivo passado (especialmente aqueles que ainda têm muitas folhas em branco por usar). Para não ser tão aborrecido, podes decorá-lo à tua maneira e dar-lhe uma nova imagem para este ano.

Mas se precisares mesmo de um novo bloco de escrita para as aulas, procura soluções de folhas recarregáveis ou que já tenham sido recicladas, além de que escrever no computador ou num tablet ajuda a poupar folhas e consequentemente as árvores e o ambiente.

Esta regra aplica-se a todo o restante material escolar. Compra apenas o que te faz falta.

2 | Manuais escolares em segunda mão

Quase todos temos um primo um pouco mais velho com quem partilhamos muitas histórias e brincadeiras. Mas podes partilhar bem mais com esse primo, como por exemplo os manuais escolares. Se já tiveres a certeza que os livros do teu ano são iguais ao do ano anterior, procura alguém que já não os vá usar e aproveita-os. Sê ainda cuidadoso porque, a correr bem, esses manuais poderão servir também para alguém mais novo do que tu no ano a seguir.

Em alternativa, fala com os teus pais e adere aos manuais escolares em formato digital (se estiverem disponíveis). Consegues convencê-los a uma hora extra no computador, sem perder o teu melhor rendimento para as aulas.

3 | Lanches e snacks zero desperdício

No intervalo para o lanche lembra-te de evitar produtos embalados em plástico. Há imensas opções de snacks que se vendem numa única embalagem e que podem ser levados várias vezes numa lancheira. Podes também priorizar frutas e bebidas que podem ser facilmente conservadas em garrafas térmicas. Em vez de vários pacotes de bolachas ou de sumos, podes comprar um só e fazer uma recarga da tua lancheira todos os dias.

Pensa também nas quantidades que levas. Se comes só cinco bolachas, não vale a pena levar o dobro. Mas se o fizeres, partilha com um amigo ou guarda para mais tarde. Evitar colocar os alimentos ao lixo.

4 | Prioriza os transportes públicos

Se na tua área de residência há uma boa rede de transportes públicos (metro, autocarro, comboio,…) deves tê-la em conta nas tuas deslocações para a escola e de volta a casa. Atenta se o teu município tem um passe para estudante e aproveita-o para partilhar esta viagem com os teus amigos (que com certeza vão querer fazê-la contigo em troca de mais uns minutos de conversa).

Outras alternativas (quando o clima o permita) podem ser uma bicicleta ou uma caminhada, se viveres relativamente perto do estabelecimento de ensino. Faz bem à tua saúde e ao ambiente!

5 | Recicla tudo!

Exatamente! Podes reciclar tudo o que já não pretendes usar no novo ano letivo. É muito fácil perceber como funcionam os ecopontos, mas pode ser mais complicado entender onde depositar uma caneta (spoiler: não é no contentor amarelo). Usa a internet neste auxílio e partilha as dicas que encontrares com os teus amigos e familiares.

E até a tua roupa pode ter uma segunda vida se a souberes reciclar ou levar ao sítio certo.