#Ambiguia: Como aproveitar o verão sem deixar de ser sustentável?

O verão é o mês preferido de muitos portugueses. E é fácil perceber porquê: é um mês tipicamente de férias, com maiores períodos de descanso, onde os dias são mais longos e, claro, onde se aproveita para ir até à praia ou piscina refrescar.

Mas ser um período de relaxamento, não significa que seja uma altura em que nos esquecemos do planeta e em que coloquemos a sustentabilidade de lado. Pelo contrário…esta pode ser uma ótima altura para colocar em práticas várias ações sustentáveis que são simples, mas têm grande impacto no Planeta.

A Phenix, startup que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e não alimentar, deixa um conjunto de sugestões que ajudam a ter comportamentos sustentáveis na altura de aproveitar o verão.

  • Começando pelos preparativos antes de sair de casa, o mais importante é a escolha do local para onde se vai deslocar. Opte por praias ou piscinas que sejam acessíveis por transporte público, bicicleta ou a pé para reduzir a pegada de carbono. Se for de carro, certifique-se que o veículo está em boas condições para evitar emissões excessivas e combine ‘boleias’ com os amigos.
  • No que respeita à alimentação e bebidas, prepare lanches e refeições em casa usando ingredientes locais e sazonais e evite produtos embalados em plástico, optando por alternativas recicláveis ou reutilizáveis, como caixas ou sacos reutilizáveis. Por fim, não se esqueça de levar a garrafa de água de casa (se for em  garrafa reutilizável, melhor!) de modo a evitar a compra de garrafas plásticas.
  • Em relação aos essenciais de praia/piscina, privilegie protetores solares ecológicos, ou seja, que sejam biodegradáveis e que não prejudiquem a vida marinha, evitando o uso de produtos químicos agressivos que possam contaminar a água. O mesmo se aplica a toalhas e roupas: escolha materiais sustentáveis e duradouros, como algodão orgânico. Para os mais pequenos, evite brinquedos de plástico descartáveis, optando por opções duráveis e sustentáveis.
  • Já no local escolhido, é importante ter atenção aos comportamentos a adotar: junte todo o lixo que produz num saco que tenha levado de casa e, à saída, certifique-se de que não deixou nenhum resíduo. Separe e recicle o lixo ainda no local (se possível) e, caso não consiga, leve para casa e faça lá a devida separação; se fumar, use cinzeiros portáteis e nunca deixe beatas no local; respeite a vida selvagem local, não alimente animais e não colha plantas ou conchas; reduza, ainda, o uso de duches públicos para economizar água.
  • Na praia ou na piscina, escolha atividades sustentáveis que não impactem negativamente o meio ambiente, como caminhadas, snorkel ou natação e, caso alugue algum equipamento, privilegie empresas que tenham práticas sustentáveis.
  • Por fim, e não menos importante, a Phenix incentiva à partilha de boas práticas com todos os que o rodeiam: partilhe as práticas sustentáveis com amigos e familiares para os incentivar a adotar um comportamento mais consciente; apoie e participe em iniciativas locais de limpeza de praias e piscinas e adote estes comportamentos não só para ajudar a proteger o meio ambiente, mas também para promover uma cultura de sustentabilidade entre os frequentadores de praias e piscinas.

Com estes comportamentos, será, sem dúvida, mais agradável passar um dia incrível na praia ou na piscina enquanto está a ajudar o Planeta!

Boas férias!

[artigo escrito por Carlos Hipólito, Head of Portugal da Phenix]