#Ambipress: As notícias que mais marcaram a semana

O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.

 

12 de junho

Observador: “Pesca de imperador proibida a partir de quinta-feira mas com exceções”

A partir do dia 15 de junho a pesca deste peixe está proibida. As embarcações do continente utilizaram mais de 80% da quota de pesca de imperador, ficando as capturas da espécie ‘beryx spp’ proibidas. A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos anunciou algumas exceções.

Observador/Lusa: “Seca: Águas do Centro Litoral antecipa cenário mais positivo este ano e destaca intervenções na captação de água”

“Estamos num contexto de alguma estabilidade relativamente aos valores normais daquilo que é a precipitação, nomeadamente para a região Centro (…). Comparativamente ao ano de 2022, há aqui um cenário mais positivo e menos agravado”, afirmou à agência Lusa Alexandre Oliveira Tavares esta segunda-feira. — Alexandre Oliveira Tavares residente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral (AdCL)

Observador/Lusa: “Isto é uma catástrofe total”. Apicultores queixam-se que setor do mel está a passar a pior crise em 40 anos

O setor do mel está com quebras estimadas de 80% e é o pior ano em décadas. Estas quebras são ainda consequência das sequelas da seca de 2022. Portugal perdeu “cerca de 200 mil das mais de 700 mil colmeias” devido ao decréscimo do efetivo de abelhas, disse o presidente da Federação Nacional de Apicultores, Manuel Gonçalves.

Observador/Lusa: “Companhias aéreas têm de investir 1.950 milhões de euros para cumprir emissões líquidas zero até 2050”

As companhias aéreas podem reduzir até 70% das suas emissões até 2050, mas dificilmente alcançarão o objetivo de emissões líquidas zero nesse prazo, aponta um estudo. De acordo com o relatório, a neutralidade implicaria um investimento de até 1.950 milhões de euros.

Observador/Lusa: “Portugueses querem ter papel ativo na gestão dos riscos costeiros”

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), aponta que a maioria dos inquiridos (mais de três mil)  “que as soluções baseadas na natureza podem ser mais eficazes na gestão dos riscos costeiros [do] que as soluções até agora mais utilizadas, como por exemplo a implantação de esporões ou a reposição de sedimentos nas praias”.

Euronews: “O que está a fazer o transporte aéreo na luta contra as alterações climáticas?”

O tráfego aéreo voltou a aumentar, uma tendência que parece contrariar os objetivos de redução das emissões de CO2. Para 2023, a IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo, prevê 4,35 mil milhões de passageiros, próximo do nível recorde atingido antes da pandemia. Em 20 anos, o número de passageiros duplicou.

13 de junho

O Almeirense: “Águas do Ribatejo lança fatura mais simples e amiga do ambiente”

A Empresa Intermunicipal lança uma fatura mais simples e amiga do ambiente. O azul da água e do céu e o verde das lezírias e da biodiversidade vincam o compromisso da AR Águas do Ribatejo, com a sustentabilidade.

Euronews: “Maior ecocídio na Ucrânia: milhares de espécies ameaçadas por colapso da barragem de Kakhovka”

Para além de contaminar o abastecimento de água e ameaçar o sistema de arrefecimento da central nuclear de Zaporíjia, o colapso da barragem de Nova Kakhovka provavelmente destruirá centenas de espécies raras de animais e plantas, segundo oMinistério do Ambiente da Ucrânia.

14 de junho

Observador/Lusa: “Meteorologia alerta para risco de extremos climáticos em Moçambique devido ao El Niño”

Devido ao início do novo El Ninõ, vão ocorrer temperaturas mais quentes do que o normal na superfície do oceano Pacífico equatorial. O fenómeno ocorre aproximadamente a cada dois a sete anos. Os serviços meteorológicos moçambicanos avisam que o país deve preparar-se para seca nas regiões centro e sul, a par de chuvas acima do normal no norte.

Observador“: Comissão Europeia vai apoiar Estados-membros em situação de seca com 330 milhões de euros”

Depois da ajuda aos países que fazem fronteira com a Ucrânia, Bruxelas vai dar 330 milhões de euros para os outros 22 Estados-membros afetados pelos fenómenos climáticos e por consequências da guerra, anunciou o comissário da Agricultura, Janusz Wojciechowski, em Estocolmo.

Negócios: “CE acrescenta mais atividades à taxonomia de sustentabilidade”

Foi apresentado um novo pacote de medidas para reforçar os alicerces do quadro da União Europeia (UE) para o financiamento sustentável. De acordo com a Comissão Europeia, o objetivo é apoiar as empresas e o setor financeiro, incentivando o financiamento privado de projetos e tecnologias de transição.

15 de junho

Observador/Lusa: “Votação no Parlamento Europeu de lei sobre restauro da natureza adiada para 27 de junho”

A Lei do Restauro da Natureza prevê a reparação de 30% dos ecossistemas danificados e uma redução em 50% do uso de pesticidas químicos na União Europeia até 2030. A votação final da diretiva europeia sobre recuperação da natureza foi adiada para 27 de junho pela comissão do Ambiente do Parlamento Europeu, tendo sido votadas emendas e rejeitada uma moção do PPE para a retirada do texto.

Observador/Lusa: “Primeiros dias do mês de junho batem recorde de temperaturas”

O Planeta está sob o efeito do El Niño e 2023 poderá ser o mais quente de sempre. Os cientistas temem que 2023 se torne o ano mais quente alguma vez registado e os valores que marcaram as primeiras semanas de junho não trazem notícias otimistas.

Eco: “Retorno de embalagens nos cafés e restaurantes é “completamente impensável e impraticável” para AHRESP”

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) diz ser “completamente impensável e impraticável” que os hotéis, restaurantes e cafés (HORECA) sejam considerados como um dos pontos de retorno do futuro Sistema de Depósito e Retorno (SDR) de embalagens, em Portugal.

Observador: “Em prol do ambiente: Construtor de automóveis de luxo aceita donativos”

A Bentley tem vindo a adotar uma série de medidas para compatibilizar a ideia de luxo com a responsabilidade ambiental, como parte do plano estratégico da empresa “Beyond100″ anunciado em 2020, o qual cruza a conversão da marca do maior fabricante mundial de motores a gasolina de 12 cilindros num construtor de automóveis de luxo exclusivamente eléctricos, o que deverá acontecer até 2030, com um compromisso a longo prazo com a sustentabilidade.

16 de junho

Ambiente Magazine: Compras Verdes Sustentáveis: Uma realidade? Que desafios?

Que percentagem assumem as compras verdes sustentáveis nos municípios de Guimarães, Lisboa e Porto? Esta foi uma das questões levantadas na “Conferência Economia Circular e Ambiente” promovida, recentemente, pelo Município de Guimarães no Laboratório da Paisagem. As compras verdes sustentáveis estão cada vez mais incorporadas no dia-a-dia, apesar de, muitas vezes, nem se dar conta. Esta é uma constatação que foi evidenciada por representantes dos municípios de Guimarães, Lisboa e Porto que, recentemente, se juntaram, em Guimarães, para falar da percentagem de compras verdes sustentáveis que é praticada em cada um dos municípios.

Ambiente Magazine: Guterres alerta que “catástrofe” das alterações climáticas está a aproximar-se

Depois de se reunir com os líderes climáticos de todo o mundo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, dirigiu-se aos jornalistas na sede da organização para falar sobre o perigo iminente das alterações climáticas: “é hora de acordar e intensificar”, disse o responsável, usando a a expressão “catástrofe” para alertar para o que é preciso fazer.

 

 

Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.