A edição 77 da Ambiente Magazine já está em distribuição.
Na capa, destacamos a mensagem “os êxitos do presente não garantem êxitos do futuro” deixada pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o Grande Entrevistado desta edição. Nesta entrevista, procurámos saber quais as reflexões que se podem retirar após o recente período de seca que o país atravessou e que consequências levarão a alterações políticas na gestão da água.
Ao secretário de Estado do Ambiente lançámos também o desafio de abordar a temática dos resíduos. O governante fez um balanço do trabalho consequente à privatização da Empresa Geral do Fomento. Já relativamente às Guias eletrónicas de acompanhamento de resíduos, em funcionamento desde 1 de janeiro, Carlos Martins não descarta a hipótese de virem a ser realizados “alguns ajustamentos”. “É normal que durante este ano façamos essa reflexão e que possamos fazer uma nota adicional à portaria para vigorar em 2019 com as correções e adaptações que nos pareçam adequadas”, admite.
No que diz respeito à Atualidade, destaque para as comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, na Academia das Águas Livres em Lisboa. Falamos também do Observatório da Energia da ADENE – Agência para a Energia, um portal que agrega informação e números relativos ao setor energético em Portugal.
Destaque ainda para o evento Portugal Smart Cities Summit by Green Business Week, que decorreu a semana passada, de 11 a 13 de abril, no Centro de Congressos de Lisboa. A Fundação AIP reuniu este ano mais de 100 expositores e 70 startups para abordar temas de grande relevância, como as energias renováveis, eficiência energética, smart cities, incorporação tecnológica, alterações climáticas, entre outros.
Nos resíduos, assinalamos a realização do 3.º seminário “Construção Circular – Papel da Prevenção dos Resíduos de Construção e Demolição”, promovido pela Smart Waste Portugal. Entre as conclusões, ficou sinalizado que a construção civil necessita de mais apoios que defendam uma economia circular.
Ao nível da Inovação, falamos de três startups – Agroinsider, Aquaponics Iberia e Bee2FireDetection – que vieram romper com o conceito tradicional de empresa e ajudar a desenvolver soluções para os novos desafios ambientais.
O projeto “Amazonia Live” do Rock in Rio está também em análise nesta edição. A organização, em conjunto com outros parceiros, vai restaurar nos próximos anos 73 milhões de árvores para travar a destruição da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo.
Recorde-se que a edição 77 da Ambiente Magazine marca um novo ciclo quer para a edição impressa, com nova imagem gráfica e maior número de páginas, como para o respetivo website (www.ambientemagazine.com). No que diz respeito ao futuro, pretende-se aumentar a sua periodicidade e dimensão.