A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) realizou novas visitas de acompanhamento de três obras, executadas no âmbito do projeto de redução de perdas de água no setor urbano e que estão inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As obras visitadas são a “Substituição de Condutas de Abastecimento de Água em Bensafrim”, que contempla a substituição da principal conduta de abastecimento a Bensafrim, assim como os ramais e as condutas de ligação ao reservatório; a “Substituição da Rede de Abastecimento de Água que Abastece o Bairro da Liberdade – Espiche”, que prevê, por exemplo, a substituição da conduta de abastecimento de água no Bairro da Liberdade e também de ramais e a “Beneficiação da Rua da Figueira, incluindo Substituição da Conduta de abastecimento de Água – Luz”, que, para além da substituição da conduta, inclui ainda a execução dos ramais e do serviço de incêndios.
Estes são três projetos em execução no concelho de Lagos, sendo que há outros três cujas obras já terminaram. Estão todos incluídos na operação de “Redução de Perdas de Água no Concelho de Lagos – Renovação de Redes de Abastecimento de Água com Elevado Nível de Perdas Reais”, que permitirá reabilitar 4,57 quilómetros de condutas e obter uma redução nas perdas reais de água de 22.839m3. O montante aprovado nesta candidatura, relativa ao concelho de Lagos, é de 937.305 euros.
No final da execução da medida onde se inserem estes projetos, até 2026, prevê-se que estejam reabilitados 125 quilómetros de rede de abastecimento de água em baixa, e que se contribua para uma redução de 2hm3 na procura de água nos sistemas naturais.