Durante a próxima semana celebra-se a Semana Europeia da Mobilidade e o município da Amadora convida os seus cidadãos a estacionarem a viatura pessoal e, durante este período, usufruírem do espaço público de forma diferente.
Ações com as escolas do concelho e a importância de pensar e sentir a cidade a partir do cidadão com mobilidade condicionada e com deficiência visual são algumas das atividades programadas para um roteiro que se pretende de consciencialização para a importância da partilha do espaço público entre pessoas, modos de transporte e atividades ao ar livre.
Um dos principais objetivos da edição deste ano, e dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, passa por concretizar um conjunto de ações que sejam interpeladoras da forma como hoje é já possível apropriar o território, como é possível de forma colaborativa desenhar a cidade. E, sobretudo, como é possível sensibilizar os técnicos municipais e comunidade para os desafios de um espaço publico mais integrador, inclusivo e vivido.
Um dos pontos-chave do programa desenvolvido pela autarquia da Amadora, passa pelo projeto “Liga-te há conversa”, que irá decorrer no dia 18 de setembro no Auditório da Biblioteca da Amadora. Esta iniciativa foca-se na necessidade de pensar e sentir a cidade a partir do lugar de um cidadão com mobilidade condicionada e com deficiência visual. As suas dificuldades na utilização diária do espaço público, o que pode ser feito para melhorar esta partilha, de que forma veículos e cidadãos, com ou sem deficiência, podem conviver num mesmo espaço.
Para tal, a Câmara Municipal da Amadora conta, nesta conversa, com a participação de representantes Associação Salvador e da ACAPO, residentes da Amadora com deficiência motora e visual e técnicos do município. A realização desta ação sobre a temática do projeto urbano e da análise do espaço público a partir da realidade dos cidadãos da Amadora com mobilidade condicionada e com deficiência visual, tem como o propósito criar consciência e empatia em quem desenha e gere o espaço publico da cidade. Lembramos que a cocriação do espaço publico inclusivo, será sempre o resultado da interação das diferentes partes interessadas. E que melhores parceiros para nos ajudar a compreender melhor esta coexistência do que a Associação Salvador e a ACAPO que, nas suas áreas, têm desenvolvido um trabalho extraordinário?
O fim de semana promete também muita animação. Nos dias 21 e 22 de setembro, no Largo António Feliciano de Castilho, na Venda Nova, vive-se o Faz Tua a Rua – Fim de Semana Sem Carros. Entre outros, irá decorrer um passeio de bicicleta que iniciará o seu percurso nesta zona da cidade e atravessará parte freguesia da Falagueira Venda-Nova e acolherá o Kidical Mass que se se realiza na freguesia de Alfragide.
No domingo, dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, será à semelhança do Sunset da Mobilidade (que se realiza no dia anterior) marcado pelo fecho à circulação no Largo António Feliciano Castilho e pela retirada dos carros. E assim esta que é uma zona de reconhecida vivência de espaço público, dará lugar à realização de variadas atividades de valorização e apropriação da cidade por aqueles que de facto dão vida e alegria ao espaço publico.
A autarquia inicia ainda a semana com uma ação especialmente dirigida aos alunos e pais, que no dia 16 de setembro regressam à escola. A ação vai decorrer no Largo Rotary Club, junto à Escola Básica Almeida Garrett. Uma ação surpresa que aspira experienciar o espaço público de forma diferente criando espaços mais seguros para as crianças no contexto escolar.