Álvaro Mendonça e Moura assume presidência da CAP
Álvaro Mendonça e Moura é o novo Presidente da Direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Organizadas pela primeira vez em formato eletrónico, as eleições para o triénio 2023-2026 decorreram esta quarta-feira, 17 de maio, e foram as mais participadas na história da organização.
“É com enorme orgulho que assumo a Presidência da CAP, a maior e a mais antiga estrutura representativa do setor em Portugal, prestes a cumprir os seus 50 anos de história. A CAP tem um papel fundamental na promoção e na defesa da Agricultura e dos Agricultores portugueses, representando também os seus interesses em Bruxelas, onde tem uma Delegação Permanente. Os desafios são múltiplos, em diversas frentes”, disse Álvaro Mendonça e Moura, citado num comunicado, divulgado pela CAP.
Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Álvaro Mendonça e Moura tem uma longa carreira diplomática. Embaixador em Viena e em Madrid foi, entre outras funções, Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia, período durante o qual acompanhou a reforma da política agrícola comum de 2003, e, posteriormente, junto das Nações Unidas. Entre 2017 e 2021, desempenhou as funções de Secretário-Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O novo presidente da CAP não tem dúvidas de que “a Agricultura é um setor fundamental da economia nacional com importante contributo para as exportações, é peça-chave da coesão territorial e promotora insubstituível da sustentabilidade ambiental”.
Natural do Porto e com fortes raízes transmontanas, onde passou períodos da sua juventude, Álvaro Mendonça e Moura conhece a agricultura desde tenra idade, tendo crescido acompanhando as atividades agrícolas da família, nas quais promoveu uma profunda reconversão e fundou uma Sociedade familiar. Atualmente, é sócio da APPITAD – Associação dos produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e da AMÊNDOACOOP – Cooperativa dos Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo.